Alunos do 4º ano do curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA participaram de aula prática no laboratório de análises tecnológicas da Associação dos Fornecedores de Cana de Catanduva (AFCC), no último dia 27 de maio. O foco foi os processos de análise da matéria-prima utilizada na produção de açúcar e álcool.

A atividade integra a disciplina de Tecnologia do Açúcar e Álcool e tem como objetivo promover o aprendizado técnico por meio da vivência prática em laboratório. Durante a visita os alunos realizaram análises de parâmetros importantes da cultura da cana-de-açúcar, como os teores de açúcares, que indicam o ponto ideal de colheita, e outros dados essenciais, como ATR (Açúcares Totais Recuperáveis), Pol e teor de sacarose.

De acordo com a professora Karen Nogueira, responsável pela disciplina, o conhecimento laboratorial é fundamental para a formação do engenheiro agrônomo, especialmente em regiões produtoras como Catanduva. "A prática permite que os alunos compreendam o valor comercial da matéria-prima e saibam como a produtividade da lavoura será convertida em produção de sacarose, etapa essencial para a transformação nas usinas. Ao vivenciarem o processo na prática, os estudantes ampliam sua compreensão técnica sobre o setor sucroenergético, área estratégica na economia agrícola do interior paulista", destacou a docente.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...