Oliv.IA, professora virtual de Inteligência Artificial do programa. Sua imagem, movimentação e fala são feitas por Inteligência Artificial Generativa. Ela está presente ao longo de todo o programa. / Livro didático que acompanha o programa.

Em sintonia com as transformações do mundo digital, o Colégio São Mateus deu um passo ousado e necessário ao implementar o Oliv.IA, programa que prepara jovens para o uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial generativa.

Desenvolvido pela EXP Inteligência Educacional - empresa comprometida em transformar a educação brasileira por meio de soluções inovadoras - em conjunto com os especialistas Eduardo Salvalaggio (CEO da Dishubtive e conselheiro estratégico da AI Brasil) e Alejandro Dicovsky (Especialista em marketing e novos negócios focados em Internet e Tecnologia), a iniciativa já impacta positivamente o engajamento dos alunos e sua consciência crítica sobre tecnologia.

Idealizado para preparar estudantes para os desafios do mercado de trabalho e da vida digital, o Oliv.IA compõe a matriz curricular da escola e também inspira projetos extracurriculares, como a criação de empresas fictícias com o auxílio de ferramentas de IA – da elaboração do logotipo ao desenvolvimento de jingles e previsões financeiras.

Ao longo de quatro módulos, os estudantes são convidados a se aprofundar nas tecnologias que utilizam no dia a dia, refletir sobre o impacto da IA na sociedade e experimentar recursos como o ChatGPT, o DALL·E, entre outros, em desafios práticos. O objetivo é que eles aprendam a utilizar essas ferramentas de maneira crítica, criativa e consciente.

  • Assista à primeira aula do programa IA:

https://youtu.be/PR08E5BSp3Y?si=zrk33cDgNUmvz9G3

“Os alunos se interessam muito por IA, mas a maioria nunca tinha parado para pensar em como ela funciona ou quais são seus impactos reais”, conta Cristiane Riguetti, coordenadora pedagógica do Colégio São Mateus. “O Oliv.IA trouxe esse olhar investigativo, de refletir antes de usar. Eles começaram a enxergar que podem utilizar essas ferramentas não só para responder uma pergunta de trabalhos escolares, mas para criar, inovar, explorar o mundo.”

A coordenadora destaca que a cidade de Catanduva, de perfil mais tradicional, também exige uma escola tradicionalista. Mas isso não impediu o Colégio São Mateus de abraçar a inovação. “Nosso desafio é unir o ensino tradicional às ferramentas tecnológicas de maneira equilibrada. Trabalhamos com Google Education e outras soluções digitais. A chegada do Oliv.IA reforça esse compromisso.”

O programa também vem ampliando os horizontes profissionais dos estudantes. “Estamos conseguindo trabalhar conceitos de marketing, publicidade e economia por meio da IA. Isso torna as aulas mais atrativas e relevantes. O mercado está mudando e queremos que eles saibam como usar essas ferramentas.”

Um exemplo é o de uma aluna que criou, com o apoio do programa, um novo slogan e jingle para a loja da mãe. “O material já está sendo veiculado em rádios locais e tem impulsionado o negócio da família. É a escola impactando para além dos muros”, comemora Cristiane.

Ela também relata mudanças no comportamento dos estudantes. “A cópia automática de conteúdos do ChatGPT deu lugar a uma nova postura: eles estão mais críticos, questionadores. Sabem que nem tudo o que está ali é verdadeiro ou apropriado. Estão aprendendo a usar com responsabilidade.”

Cristiane conta que os alunos estão adorando as aulas de IA — o que é ainda mais significativo em um momento em que muitas escolas enfrentam desafios com a proibição do uso de celulares em sala de aula. “O Oliv.IA mostra que é possível usar a tecnologia como aliada da educação, de forma engajada e produtiva.”

Para Laércio Dona, sócio-fundador da EXP Inteligência Educacional, o Oliv.IA representa uma virada necessária no uso da tecnologia em sala de aula.

“Não basta disponibilizar ferramentas. É preciso formar usuários conscientes, que saibam como e porquê usá-las. O Oliv.IA nasce com esse propósito: preparar jovens para uma convivência ética com a Inteligência Artificial, sem abrir mão da criatividade e do pensamento crítico”, destaca.

A experiência do Colégio São Mateus com o Oliv.IA pode servir de inspiração para outras instituições de ensino que desejam atualizar suas práticas sem perder o foco na formação ética, crítica e sensível dos estudantes.

Links para acesso:

Site do programa Oliv.IA: https://oliviaedu.com/ / IG: https://www.instagram.com/oliv.iaedu/ Site da empresa EXP Inteligência Educacional: https://expedu.com.br/ / IG: https://www.instagram.com/expedubr/

Site da escola São Mateus em Catanduva (SP): https://colegiosaomateus.g12.br/

Fonte: Gabriela Furtado Nascimento
Assessora de Imprensa – EXP Inteligência Educacional

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...