O curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou no último dia 16 de junho o I Sarau Literário do curso. O evento cultural foi voltado à valorização da literatura, da poesia e da música como formas de expressão e aprendizagem. Realizado com a participação de docentes, discentes e convidados, o sarau marcou a culminância da disciplina Literatura Infantojuvenil, ministrada pela Profa. Ma. Eunice Alonso, com apoio dos estudantes do 3º ano da graduação. O objetivo foi proporcionar espaço de convivência artística e criativa entre os participantes, promovendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura, da escrita e da expressão oral de maneira lúdica e significativa.

A programação incluiu apresentações musicais, encenações teatrais, leituras de poemas e momentos de interação coletiva. A abertura foi conduzida pelos discentes Sthephany Rebelato e Bruno Nappi. Na sequência, a apresentação da música "Aleluia", de Gabriela Rocha, e performance instrumental com flauta transversal, sax tenor e violão reuniram talentos do 4º ano e familiares de estudantes.

A literatura também foi destaque por meio de encenações de trechos das obras Rita não grita, de Flávia Muniz, com teatro de fantoches, e O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Poemas de Fernando Pessoa, sob o heterônimo Álvaro de Campos, também estiveram presentes na voz dos discentes Sthephany Rebelato e Luiza Vitória Santos Moi. A canção "Emília", de Pepeu Gomes e Baby do Brasil, foi interpretada pela estudante Isys Monteiro, integrando literatura e cultura popular.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, esteve presente no evento, que também contou com ampla participação de familiares, tanto como espectadores quanto como integrantes das apresentações. O encerramento foi marcado por momento coletivo, com todos os presentes cantando a música "É preciso saber viver", da banda Titãs. Em seguida, os participantes confraternizaram em mesa colaborativa com bolos, doces, pipoca, chocolate quente e outras guloseimas, levadas pelos próprios estudantes e docentes.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, "o I Sarau Literário consolidou-se como atividade significativa para o desenvolvimento acadêmico e humano dos futuros pedagogos, promovendo integração, sensibilidade artística e formação cultural".

Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...