O período de férias escolares terminou e a escolas municipais, mantidas pela Prefeitura de Catanduva, estão prontas para receber 10.465 alunos na volta às aulas. São estudantes que fazem parte do Ensino Infantil e Fundamental e que deverão retornar à escola mais próxima de casa a partir desta segunda-feira, dia 3.

Em reunião realizada pela Secretaria Municipal de Educação, esta semana, os gestores das escolas foram orientados sobre a recepção aos alunos e familiares.


“Fizemos esse encontro para estimular o acolhimento dos alunos com atividades lúdicas e recreativas, envolvendo também pais e responsáveis. O objetivo é que a escola seja um espaço prazeroso e acolhedor, favorecendo a aprendizagem e o sucesso dos alunos”, ressalta a secretária de educação da prefeitura.


De olho no retorno dos alunos, alguns prédios ganharam pintura. É o caso das escolas Nelson Musa, no Alpino, Arnaldo Zancaner, na Soto, Maria Aparecida Azarite, no Santo Antônio, e Neuze Baptista, no Lunardelli. Por conta das chuvas, o trabalho atrasou, mas prossegue na escola Waldemar Aydar, no Giuseppe Spina.


As chuvas também atrasaram o trabalho de roçagem em algumas unidades. A prioridade foi dada às unidades de Ensino Infantil, mas a atividade prosseguirá após a volta às aulas até que todas as escolas estejam com jardins em ordem.


Segue em andamento, também, a implantação de cobertura nas quadras esportivas das escolas Graciema Ramos da Silva, no Solo Sagrado, e Mário Juliano Pozetti, no Nosso Teto. Nos dois casos, estão sendo feitas as bases estruturais.


Por fim, a escola Luzia Aparecida Sestito Gradella, no Residencial José Olympio Gonçalves, o Nova Catanduva I, passou por ampliação e terá quatro novas salas de aula para receber as crianças do 1º ao 4º ano.

Calendário

Por conta da preocupação com as crianças cujos pais trabalham, a Secretaria Municipal de Educação, neste primeiro momento, não acompanhará as mudanças nas férias escolares previstas para as escolas da Rede Estadual de Ensino.
“Vamos analisar como funcionará o sistema e, a partir do próximo ano, verificar se será benéfico para as nossas crianças seguir o Estado no calendário letivo. Por se tratar de uma novidade, manteremos as férias na metade do ano”, destaca.

Conscientização

Como a conscientização tem papel fundamental no combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Educação distribuirá 10 mil panfletos educativos para crianças e familiares sobre os cuidados necessários para eliminar os criadouros do Aedes, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. O assunto faz parte do projeto educativo e será tratado no decorrer do ano.

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...