No período de 11 a 18 de julho, estudantes e docentes do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA integraram a 14ª edição da Missão UNIVIDA, ação humanitária realizada na Reserva Indígena de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul. Promovida pela ONG Universitários em Defesa da Vida (UNIVIDA), a iniciativa contou com a participação de voluntários de diversas áreas da saúde, como medicina, farmácia, enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia e pedagogia.

A presença dos alunos da FAMECA ocorreu por meio da Extensão Humanitária UNIVIDA, programa institucional criado em 2022 com o objetivo de estreitar a parceria com a ONG e promover o engajamento discente nas atividades da missão. Nesta edição, 15 alunos foram selecionados para atuar sob supervisão dos docentes Luiz Ricardo Pero Vecchia e Luiz Gustavo Cunha Claudino. Os participantes também colaboraram na organização e coleta de doações, como roupas, alimentos e insumos médicos.

Durante o período da missão os voluntários prestaram atendimentos gratuitos em saúde nas reservas indígenas de Dourados e em comunidades vizinhas, que abrigam cerca de 15 mil pessoas das etnias Guarani, Kaiowa e Terena. As atividades incluíram consultas médicas, odontológicas e farmacêuticas, apoio psicológico, ações educativas de prevenção em saúde e encaminhamentos, além de atividades lúdicas com crianças. Também foram distribuídas cestas básicas, roupas, brinquedos e itens de higiene. As refeições dos voluntários foram fornecidas na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú, onde a missão esteve sediada.

A atuação dos estudantes da FAMECA priorizou a prática médica humanizada, com foco na escuta qualificada e no respeito às particularidades culturais das comunidades atendidas. A participação foi considerada oportunidade de aprendizado prático e de reforço ao compromisso social na formação médica. O Prof. Me. Luiz Ricardo destacou uma frase importante dita por um dos indígenas: "O território é visto como vida, indo além do plantio, mas com respeito ao que ele pode lhe proporcionar. O ciclo espiritual está diretamente ligado aos valores e ao respeito à terra".

A ONG UNIVIDA, com sede em Jales (SP) e presidida pelo padre Eduardo Lima, realiza há mais de uma década ações em áreas de vulnerabilidade social, como a Amazônia e o interior paulista. A organização atua de forma laica, com apoio de universidades de diferentes regiões do país, promovendo ações de assistência em saúde e desenvolvimento social.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves- Fundação Padre Albino

Em primeiro discurso na tribuna, vereador Professor Léo reafirma compromisso com a educação, o esporte e a população de Catanduva

Leia mais...

Vereador Marcelo da AVCC usa a tribuna e destaca fé, gratidão e compromisso com o serviço à população

Leia mais...

Vacinação Antirrábica tem nova etapa neste fim de semana em Catanduva

Leia mais...

Festival Nacional de Viola Caipira reunirá artistas de três estados na Festa do Porco 2026

Leia mais...

Catanduva recebe reconhecimento por cadeia produtiva de equipamentos para gastronomia e ventilação

Leia mais...

Dr. Eduardo Nóbrega destina R$ 150 mil ao HPA em visita à Fundação

Leia mais...