A parceria internacional entre o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, a Universidade Estadual Paulista (UNESP – Botucatu) e a Universidade de Aveiro (UA), de Portugal, acaba de ganhar novo espaço para divulgação científica: o canal do projeto COIL (Collaborative Online International Learning) no YouTube, já disponível para acesso público. O COIL é iniciativa de internacionalização acadêmica que promove a aprendizagem colaborativa online entre instituições de ensino superior de diferentes países. A proposta visa integrar estudantes e docentes em experiências educacionais conjuntas, por meio de atividades remotas, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de competências interculturais.

Desde 2023, a UNIFIPA participa do projeto COIL por meio de parceria com a Universidade de Aveiro e a UNESP. Nas duas primeiras edições participaram alunos do curso de Biomedicina. Em 2025 a iniciativa foi ampliada para incluir estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina, aprofundando ainda mais a proposta multidisciplinar do projeto.

Intitulado "Construindo pontes transatlânticas na investigação básica e aplicada em Reprodução Humana", o projeto COIL UA/UNESP/UNIFIPA reúne alunos das três instituições matriculados nas disciplinas Reprodução Humana e Doenças Associadas (UA), Farmacologia da Reprodução (UNESP) e Projeto de Extensão COIL (UNIFIPA). O objetivo central é promover a integração acadêmica e profissional entre estudantes da área da saúde de Brasil e Portugal, com foco em temas como infertilidade, contracepção e terapias reprodutivas.

As atividades são supervisionadas por professores das três instituições: Prof. Dr. Erick J. R. Silva (UNESP), Profas. Dras. Maria de Lourdes Pereira e Margarida Fardilha e Prof. Dr. Marco Alves (UA) e Profa. Dra. Ana Paula Girol (UNIFIPA). Os estudantes são organizados em grupos internacionais, o que favorece o desenvolvimento de projetos colaborativos e a construção de conhecimento coletivo.

Como desdobramento do projeto em 2025 e com o intuito de ampliar a divulgação científica na área de Reprodução Humana e Fertilidade foi criado canal no YouTube com os vídeos produzidos pelos próprios alunos durante as atividades do COIL. O conteúdo está disponível no link: https://www.youtube.com/@COIL-UA-UNESP-UNIFIPA.

A iniciativa representa alternativa acessível para democratizar as experiências de internacionalização e valorizar o protagonismo estudantil na produção de conhecimento científico. Para saber mais sobre os projetos COIL e sua aplicação pedagógica é possível acessar também: https://www.ua.pt/pt/inovacaopedagogica/coil e https://www2.unesp.br/portal#!/brave.

Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...