Para aprimorar o conhecimento prático na área de Emergência, alunos de do Técnico em Enfermagem do Colégio Catanduva fizeram visita técnica à base regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Catanduva. A visita foi realizada no dia 20 de agosto, com a supervisão da docente do curso, Profa. Fabiana Miguel, e da coordenadora Profa. Ludimila da Cruz.

 

Os estudantes conheceram a estrutura, o funcionamento e os protocolos de atendimento do SAMU, além de compreender o papel fundamental que o serviço desempenha no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.

 

 

Segundo a coordenadora, além de conhecerem as dependências e o fluxo do serviço prestado em atendimento pré-hospitalar, "os alunos também conheceram um pouco sobre a normatização do Sistema Único de Saúde (SUS), os tipos de ocorrências e os atendimentos no suporte básico e avançado de vida para mostrar algumas situações que encontramos no dia-a-dia".

 

Ainda, de acordo com a docente Fabiana, a participação dos alunos foi muito positiva. "Eles conheceram como realmente funciona o SAMU, também puderam esclarecer dúvidas e entender a importância da atuação do enfermeiro e do técnico de enfermagem na área de emergência".

 

Ambas reforçam que esse processo é importante na formação dos profissionais da área de saúde que têm disciplinas com conteúdos relacionados aos primeiros socorros "e esse tipo de visita pode gerar mais interesse pela área de atuação".

 

Fotos/Divulgação

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...