A segunda noite de palestras da Semana da Educação Física da Unifipa foi marcada por roda de conversa com atletas fisiculturistas formados pelo curso, que compartilharam suas experiências no esporte e na carreira profissional. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 2 de setembro, no auditório do campus sede, reunindo alunos e profissionais da área.

 

Mediado pelo coordenador do curso de Educação Física, professor Me. Igor Braz, o bate-papo trouxe os relatos de cinco ex-alunos: Eraldo Júnior (Junior Allexandre), Léo Souza, Guilherme Teixeira, César Barros e Vinícius Tokushige. Cada um deles apresentou sua trajetória acadêmica e esportiva, destacando desafios, conquistas e aprendizado adquiridos após a formação.

 

Formado em 2017, Léo Souza iniciou a carreira como personal trainer ainda no período de estágio. A paixão pelo fisiculturismo o levou a competir em diversos campeonatos e, hoje, é pós-graduado em Bodybuilding Coach, Nutrição e Fisiologia do Exercício, além de especialista em emagrecimento.

 

Vinícius Tokushige concluiu a graduação em 2021. Ele atua como personal trainer e consultor online, já conquistou títulos expressivos como o Top 1 no MC Rio Preto e tricampeão Overall. "Ainda é difícil viver só do esporte, mas meu desafio é ser atleta de ponta para viver exclusivamente do fisiculturismo", afirmou.

Também com trajetória marcada desde cedo, César Barros se formou em 2020, mas já competia desde os 18 anos. Hoje é pós-graduado em Bodybuilding Coach, atua com consultoria online e acumula o título de campeão brasileiro de bodybuilding júnior.

 

 

Com trajetória diferente, Guilherme Teixeira é formado há oito anos. Professor de Muay Thai e Kickboxing, migrou para o fisiculturismo há três anos. Para ele, as modalidades apresentam contrastes importantes: "Na luta, o desafio é vencer o medo. Já no fisiculturismo é levar seu corpo ao limite. A sensação de competir é única".

 

O egresso do curso Eraldo Júnior (Junior Allexandre), atleta Men's Physique, realizou o sonho de abrir a própria academia após a graduação, mas a partir de então optou por se dedicar integralmente ao esporte. Pós-graduado em Bodybuilding Coach, conquistou recentemente o título de campeão Overall em Ribeirão Preto.

 

Após os relatos, os atletas responderam perguntas dos alunos, explicando detalhes sobre as categorias do fisiculturismo e compartilhando dicas práticas sobre treinos, alimentação e prevenção de lesões.

 

"A dica é priorizar as cargas e ter um bom planejamento de treino", destacou Vinícius.

"É fundamental ter cuidado com a progressão de carga para evitar lesões", reforçou César.

"A alimentação deve sempre ser prioridade", completou Eraldo.

 

Para o coordenador do curso, prof. Igor, ter a oportunidade de ouvir e interagir com ex-alunos que hoje se destacam no esporte é estímulo para que os atuais estudantes enxerguem as diversas possibilidades de atuação da Educação Física. "Mais do que histórias de sucesso, eles trouxeram a realidade do dia a dia, mostrando a importância da disciplina, do estudo e da dedicação", ressaltou.

 

A Semana da Educação Física da Unifipa segue com mais atividades até esta quinta-feira, proporcionando debates, palestras e vivências práticas para enriquecer a formação dos futuros profissionais da área.

 

Fotos: Comunicação FPA

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...