A terceira noite da Semana da Educação Física da Unifipa trouxe como convidado o Prof. Me. Marcelo Jamil Hunsi, que possui experiência de mais de 20 anos nas áreas de doenças crônicas e reabilitação física, para falar sobre a atuação do educador físico no campo da saúde e suas aplicações.

 

Conselheiro regional da categoria, o CREF/SP 4ª Região, professor Jamil possui trajetória sólida na docência, tendo lecionado na Unirp (São José do Rio Preto), e na área da saúde atuou como educador físico na Rede de Reabilitação Lucy Montoro, além de ter realizado estágio no Hospital Israelita Albert Einstein e como educador físico na Medicina Preventiva do Austa Clínicas. Mestre em Taekwondo e personal trainer, ele é reconhecido pela dedicação prática no campo da reabilitação.

 

Durante a palestra, o professor destacou a versatilidade da Educação Física dentro da saúde. "A área da Educação Física é muito versátil e a área da saúde também. Dentro da saúde você tem vários tipos de atuações: no SUS, em atendimentos coletivos; na reabilitação física, junto a equipes multiprofissionais, ou até dentro do hospital. Falei um pouco sobre as doenças crônicas e como o exercício pode tratar e prevenir outras condições. É uma área bem fundamentada e baseada cientificamente e que merece a atenção dos alunos", afirmou.

 

 

Ao falar sobre conselhos para quem deseja seguir nesta trajetória, Jamil ressaltou a importância do estudo contínuo. "Uma dica para os alunos que pretendem seguir nessa área da reabilitação é acompanhar livros, pesquisas, pensadores de referência e saber mais sobre o American College of Sports Medicine, que possui protocolos muito bem definidos para cada tipo de patologia."

 

Ele também recomendou que os estudantes aproveitem desde cedo as oportunidades de estágio. "Assim que estiverem liberados, busquem estágios na área da saúde. É importante acompanhar redes sociais das cidades e das universidades, pois existem programas de residência multiprofissional e até residência em saúde da família para o educador físico. São oportunidades remuneradas que dão continuidade à formação do graduado", destacou.

 

Jamil ainda compartilhou sua motivação pessoal pela escolha da profissão, revelando que a decisão veio no Ensino Fundamental, quando teve um professor que o inspirou pela forma de conduzir as aulas, indo além dos exercícios tradicionais e abordando temas como saúde, puberdade e até os riscos do uso de anabolizantes.

 

O professor Américo Lourenço, do curso de Educação Física da Unifipa, destacou a relevância do encontro. "É uma alegria ver tantos alunos e pessoas interessadas participando da Semana. Agradecemos também ao Conselho Regional da nossa categoria, pelo apoio e pela representação do prof. Jamil, que trouxe uma contribuição riquíssima ao nosso evento."

 

A Semana da Educação Física termina nesta quinta-feira, 4 de setembro, às 19h30, no campus sede da Unifipa, abordando 'Corrida de rua' como tema da noite.

 

Fotos: Comunicação FPA

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...