Na última sexta-feira (26 de setembro), o curso de Educação Física da Unifipa promoveu o III Volta ao Mundo em Jogos e Canções, no campus sede. O evento reuniu alunos, profissionais de Educação Física e interessados em atividades lúdicas com forte relevância pedagógica, que podem ser aplicáveis tanto na recreação quanto no ensino infantil.
Sob coordenação do professor Me. Fernando Azeredo Varoto, a programação trouxe jogos de tabuleiro e cantigas populares de diferentes partes do mundo, destacando a importância cultural e educativa dessas práticas, como o Yoté (África Ocidental), o Pong Hau K' (China) e o jogo da Onça, de origem indígena brasileira, praticado antes da colonização portuguesa. "O jogo da Onça é um exemplo vivo da riqueza cultural indígena como parte de suas atividades lúdicas. Consiste em um jogador representando uma onça e o outro uma matilha de cachorros, com o objetivo da onça de caçar os cães e o dos cães de encurralar a onça. Isso estimula o raciocínio lógico, a estratégia e a inteligência, sendo utilizado em atividades educativas para apresentar a cultura popular e indígena para crianças", explicou.
Para o estudante do 4º ano do curso de Educação Física, Lucas Lima, a experiência foi marcante. "Essas atividades ampliam minha visão sobre a importância das práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Conhecer jogos e canções de diferentes culturas não só nos ajuda a valorizar tradições, como também nos dá ferramentas para tornar as aulas mais criativas e significativas. Tenho certeza de que valerá muito a pena aplicar esses conhecimentos quando eu estiver atuando como educador físico", afirmou.
Fotos: Comunicação FPA
Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino
![]() |