Na última sexta-feira (26 de setembro), o curso de Educação Física da Unifipa promoveu o III Volta ao Mundo em Jogos e Canções, no campus sede. O evento reuniu alunos, profissionais de Educação Física e interessados em atividades lúdicas com forte relevância pedagógica, que podem ser aplicáveis tanto na recreação quanto no ensino infantil.

Sob coordenação do professor Me. Fernando Azeredo Varoto, a programação trouxe jogos de tabuleiro e cantigas populares de diferentes partes do mundo, destacando a importância cultural e educativa dessas práticas, como o Yoté (África Ocidental), o Pong Hau K' (China) e o jogo da Onça, de origem indígena brasileira, praticado antes da colonização portuguesa. "O jogo da Onça é um exemplo vivo da riqueza cultural indígena como parte de suas atividades lúdicas. Consiste em um jogador representando uma onça e o outro uma matilha de cachorros, com o objetivo da onça de caçar os cães e o dos cães de encurralar a onça. Isso estimula o raciocínio lógico, a estratégia e a inteligência, sendo utilizado em atividades educativas para apresentar a cultura popular e indígena para crianças", explicou.

Para o estudante do 4º ano do curso de Educação Física, Lucas Lima, a experiência foi marcante. "Essas atividades ampliam minha visão sobre a importância das práticas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Conhecer jogos e canções de diferentes culturas não só nos ajuda a valorizar tradições, como também nos dá ferramentas para tornar as aulas mais criativas e significativas. Tenho certeza de que valerá muito a pena aplicar esses conhecimentos quando eu estiver atuando como educador físico", afirmou.

Fotos: Comunicação FPA

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...