Na última terça-feira, 30 de setembro, a Liga de Anatomia do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA realizou treinamento de primeiros socorros para 82 professores da rede municipal de ensino de Catanduva. O encontro foi realizado no Campus Sede da instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Participaram docentes das escolas EMEI Profª. Elissa Schettini Roman Capuano, EMEI Vanir Martinho Braz e EMEI Gabriel Hernandes Ferreira. Os professores receberam orientações teóricas e práticas sobre OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho) e RCP (Reanimação Cardiopulmonar) em crianças, procedimentos fundamentais para o atendimento em situações emergenciais.

"A obstrução de vias aéreas por corpo estranho é caracterizada como uma condição súbita, grave e potencialmente fatal, que impede parcial ou totalmente a passagem de oxigênio até os alvéolos pulmonares. Já a reanimação cardiopulmonar é uma técnica de primeiros socorros aplicada em casos de parada cardiorrespiratória, com o objetivo de manter as funções vitais até a chegada de atendimento especializado", explica o Prof. Dr. Renato Rissi, coordenador do Laboratório de Anatomia da Unifipa. De acordo com ele, o treinamento busca oferecer aos profissionais da educação noções práticas para identificar e agir de forma rápida em casos de emergência nas escolas, contribuindo para a segurança e bem-estar das crianças.

Fonte:  Luiz Felício Bianchini Chaves - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...