O HUB de Inovação Pedagógica da UNIFIPA realizou, no dia 8 de outubro, a palestra "Revolução Digital e Inteligência Artificial na Educação Superior" ministrada pelo representante do MEC, Prof. Dr. Alexandre Nicolini, como parte do programa de Formação Continuada Docente. O encontro ocorreu no campus sede, reunindo mais de 40 docentes entre coordenadores e professores dos cursos de graduação da Unifipa.

Durante a exposição, o palestrante abordou as transformações promovidas pela revolução digital ao longo do tempo e os impactos da inteligência artificial (IA) na educação superior, especialmente nos processos de aprendizagem, avaliação e docência. Nicolini destacou como a tecnologia pode ser utilizada de forma estratégica por instituições de ensino superior, propondo reflexão sobre o repensar de cursos e programas com base em metodologias de gestão da aprendizagem e em projetos sinérgicos de ensino. O especialista também discutiu o atual cenário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e seus resultados, relacionando-os à importância de práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às novas demandas educacionais.

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD da Unifipa, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, o evento foi momento de atualização e reflexão sobre os desafios e possibilidades do uso consciente da IA no ensino superior. "O tema abordou importantes questões sobre ensino e aprendizagem na educação superior, sobre o uso consciente da inteligência artificial, de novas tendências de aprendizagem e da preparação do estudante como profissional do futuro, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais e o autoaprendizado contínuo, consciente, reflexivo e responsável", destacou.

Com ampla experiência na área educacional, Alexandre Nicolini é Doutor em Administração pela UFBA, com estágio de doutoramento na Universidade Paris IX, Mestre pela EBAPE/FGV e Graduado em Administração pela UERJ. Especialista em Design Curricular e Projetos Pedagógicos, ENADE e aprendizagem por competências, acumula mais de 5 mil horas de consultoria e formação continuada em mais de 75 instituições de ensino superior, além de 60 artigos científicos e cerca de 900 citações em periódicos acadêmicos.

Fonte: Luiz Felicio Chaves - Fundação Padre Albino

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...