Entre 250 instituições participantes, o curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o 2º lugar no Prêmio Inovativos 2025, promovido pela Fundação Getulio Vargas/FGV. A premiação, realizada em São Paulo, destacou projetos que se sobressaíram pela implementação de práticas inovadoras e eficazes nas áreas de educação, gestão e desenvolvimento institucional.

A UNIFIPA foi representada pelo coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, e pela Profa. Ma. Giovana Spina, que receberam o troféu pelo projeto "OSCE (Objective Structured Clinical Examination) em Biomedicina UNIFIPA: A prática inovadora na formação profissional com pacientes digitais", classificado na categoria Educação do Estudo.

O projeto premiado apresentou a aplicação da metodologia OSCE em um ambiente digital de alta simulação, por meio da plataforma Paciente 360. A ferramenta possibilita que os alunos sejam avaliados em situações clínicas realistas, em um espaço controlado e seguro, contribuindo para o desenvolvimento de competências práticas essenciais à atuação profissional.

Segundo o Prof. Daniel, o diferencial está na integração de duas metodologias já utilizadas pela instituição: "O projeto uniu o OSCE, prova prática estruturada às estações ao Paciente 360, plataforma que simula atendimentos clínicos e práticas laboratoriais. Isso amplia as possibilidades de aprendizado e permite avaliar a competência clínica, as habilidades práticas e a capacidade de tomada de decisão dos estudantes em situações que reproduzem o ambiente profissional real".

O coordenador destacou ainda que a conquista reflete o compromisso da UNIFIPA com a formação de profissionais capacitados para o mercado de saúde em constante transformação. O uso de tecnologias avançadas em processos avaliativos, segundo ele, garante eficiência, sustentabilidade e alinhamento às tendências de inovação no ensino superior, aspectos que foram determinantes para o reconhecimento da FGV.

A vice-reitora da UNIFIPA, Cristiane Procópio de Oliveira, enalteceu o trabalho realizado pelo curso de Biomedicina e destacou a importância do reconhecimento nacional. "O Prêmio Inovativos FGV 2025 reafirma o nosso curso de Biomedicina como referência em práticas educacionais inovadoras, o que reflete no investimento institucional em tecnologia, pesquisa e excelência acadêmica", afirmou Cristiane.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...