Na última terça-feira, 4 de novembro, o curso de Direito da Unifipa realizou o VI Ciclo de Palestras – Direito e Sexualidade, no campus São Francisco. Promovido pelo projeto de extensão coordenado pela profa. Dra. Márcia Menin, ele reuniu alunos, egressos e comunidade em debate voltado à reflexão sobre a diversidade e aos avanços jurídicos relacionados à população LGBTQIA+.

 

O coordenador do curso, Dr. Luís Rossi, abriu o encontro destacando a relevância de promover discussões que extrapolem o conteúdo curricular tradicional. "São raríssimas as faculdades de Direito que promovem debates como este. Para que serve o Direito senão para dar voz a quem muitas vezes não tem voz? Infelizmente, ainda não aprendemos a lidar com a diferença enquanto sociedade. Este tema não serve apenas como conteúdo extracurricular, mas como oportunidade de mercado de trabalho para atuar em defesa de quem merece ser respeitado", ressaltou.

 

A programação seguiu com duas palestras centrais. A advogada e pesquisadora Flávia Benetti Castro, egressa da Unifipa, abordou o tema "A importância do conceito de gênero no Judiciário e nas normatizações brasileiras". Ela é professora universitária, presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB de São José do Rio Preto, mestre e doutoranda pela UNESP e integrante do grupo de pesquisa "Tributação e Gênero" da FGV.

 

Segundo Flávia, o Direito tem evoluído na recepção do conceito de gênero tanto na legislação quanto nas decisões judiciais. "Traçamos panorama de como o Direito vem adaptando normas antigas e incorporando o conceito de gênero nas legislações mais recentes, além de como o Judiciário tem julgado com essa ótica. É fundamental que os alunos compreendam que o Direito precisa caminhar junto com outras ciências humanas para responder às demandas sociais", explicou.

 

 

O segundo convidado, Dr. Fábio Soares de Carvalho Sposito, advogado, mestre em Direito Público e Evolução Social, ministrou a palestra "Direitos LGBTQIA+: Avanços e Desafios". Ele destacou conquistas legais recentes e os obstáculos ainda enfrentados pela comunidade. "Avançamos muito na garantia de direitos para o público LGBT, como a criminalização da homotransfobia, o reconhecimento de direitos previdenciários a casais homoafetivos, o direito ao casamento civil igualitário e a ampliação da Lei Maria da Penha a mulheres trans e travestis. Mas ainda enfrentamos desafios a serem discutidos, como o preconceito estrutural – proibição da transgêneros a frequentarem banheiros com que eles se identificam- e a falta de políticas públicas específicas", apontou Sposito, que também é especialista em Direitos LGBTQIA+, Família e Sucessões, e vice-coordenador da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São José do Rio Preto.

 

Presente no evento, o juiz do Trabalho Dr. Wagner Ramos de Quadros elogiou a iniciativa. "A Unifipa e o curso de Direito têm compromisso com a sociedade. Eventos como este ampliam o conhecimento e promovem respeito. É fundamental trazer informação de qualidade sobre temas que nos ajudam a evoluir enquanto seres humanos", afirmou.

 

Encerrando o encontro, a profa. Dra. Márcia Menin avaliou positivamente o resultado. "O Ciclo de Palestras reforça nosso papel enquanto instituição comprometida com a formação humanista e socialmente responsável. Avançamos muito, mas ainda há um longo caminho para que a convivência em sociedade mais justa, plural e inclusiva. Agradeço aos membros do projeto de extensão pelo empenho e dedicação em tornar este evento um sucesso", concluiu.

 

Fotos: Comunicação FPA

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...