O curso de Direito Unifipa Catanduva foi finalista do II Moot Sistema Interamericano de Direitos Humanos da OAB/SP, realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, em São Paulo. A competição, de grande importância acadêmica e jurídica, foi organizada pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e foi realizada na Escola Superior de Advocacia (ESA) e na Sede da OAB/SP. Foram pré-selecionadas 16 universidades paulistas. O evento contou com a presença de juristas, professores, representantes institucionais e estudantes.
Inspirado em julgamentos simulados com base em casos fictícios de violações de direitos humanos, o Moot desafia os participantes a elaborarem e defenderem argumentos jurídicos, em formato escrito e oral, amparados nas normas técnicas do direito internacional dos direitos humanos, representando vítimas e Estado.
A equipe da Unifipa, composta pelos alunos Ana Letícia dos Santos Cetronj, Caio Nunes Brizzotti, Mariane Cristina Lereira, Nathan Henrick Moraes e Rayani Cristina Ponce, orientada pela Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira, avançou, conquistando destaque entre os participantes. O grupo foi duplamente reconhecido pela OAB/SP, recebendo parabenização de "Melhor Memorial Escrito pelo Estado" e "Melhor Memorial Escrito pelas Vítimas", conforme certificados entregues durante a cerimônia de encerramento.
Dra. Camila Torres, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, destacou o talento e a dedicação dos participantes. "É um exercício de coragem e um treino para a advocacia. Ver os alunos se colocando como profissionais, debatendo com tanta competência, percebemos o quanto são talentosos", afirmou.
A orientadora da equipe, Profa. Ana Paula, ressaltou e valorizou o foco pedagógico da competição. "O Moot, além de contribuir para a promoção dos direitos humanos, possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades e competências nos alunos. Esse reconhecimento reforça o nosso compromisso com a excelência acadêmica e a formação humanista dos estudantes, consolidando o curso de Direito da Unifipa como referência no ensino jurídico do interior paulista".
Fotos: Mateus Sales/OAB SP
Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino
![]() |


