Neste dia 16 de dezembro, a UNIFIPA realizou a cerimônia de colação de grau da 4ª turma do curso de Engenharia Agronômica, no campus sede. A turma, composta por 25 formandos, recebeu o nome do coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira.

A mesa solene foi presidida pela vice-reitora da UNIFIPA, Cristiane Procópio de Oliveira, que representou o reitor Dr. Nelson Jimenes. Também integraram a mesa o coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira; a paraninfa da turma, Profa. Dra. Cláudia Josefina Dorivan, e o patrono, Prof. Dr. Gustavo Antônio Xavier Gerlach. O funcionário homenageado foi o Sr. Alberto dos Santos Bigoni.

A vice-reitora conferiu o grau de bacharel aos formandos e o patrono e a paraninfa entregaram simbolicamente as declarações aos novos profissionais. O juramento foi conduzido pelo formando Renato Massambani Rodrigues, enquanto a oradora da turma, Vitória Maria Lorenceti Ballero, leu a mensagem em nome dos formandos, com agradecimentos aos pais, colegas e professores.

O Prof. Dr. João Paulo Ferreira destacou o compromisso da UNIFIPA com a formação acadêmica e profissional dos alunos e ressaltou que a formatura representa mais do que a conclusão de uma etapa acadêmica. Segundo ele, o momento simboliza a superação de desafios ao longo da graduação e a conquista de percurso construído com esforço coletivo. O coordenador enfatizou que a alegria vivenciada na cerimônia está relacionada ao reconhecimento do caminho percorrido, enquanto a felicidade, em sua avaliação, se manifesta como sentimento de plenitude por alcançar objetivo que abre espaço para novas descobertas e oportunidades profissionais.

Ao final da cerimônia, a vice-reitora Cristiane Procópio de Oliveira parabenizou os formandos e desejou sucesso na nova etapa profissional. Ela destacou que a colação de grau marca a conclusão de etapa essencial da formação acadêmica e o início de novo ciclo de responsabilidades e oportunidades. Ressaltou o papel estratégico dos engenheiros agrônomos no desenvolvimento sustentável do país, enfatizando que a atuação profissional da área está diretamente relacionada à preservação ambiental, à produção responsável e ao cuidado com a terra. Segundo ela, as falas ao longo da solenidade evidenciaram valores que acompanham a trajetória acadêmica e que devem nortear a prática profissional, como ética, compromisso, paixão pela área, realização pessoal e gratidão.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...