A Fundação Padre Albino, através da Diretoria Executiva, na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, homenageou o reitor do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes. O espaço administrativo da instituição passou a denominar-se Reitoria Dr. Nelson Jimenes, em reconhecimento à sua trajetória e aos serviços prestados à Fundação ao longo de décadas. A cerimônia contou com a presença de colaboradores, docentes e coordenadores de cursos da UNIFIPA e conselheiros da Fundação Padre Albino. 

O presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Lopes, em sua fala, disse que "todos os conselheiros da Fundação Padre Albino merecem ser exaltados, reconhecidos e serão homenageados pela doação e pelo compromisso com a missão institucional.  Esta homenagem insere-se justamente nesse propósito maior de reconhecer aqueles que ajudaram a sustentar, orientar e fortalecer a Fundação em momentos estratégicos da sua trajetória. O Dr. Nelson é, sem dúvida, uma dessas pessoas. Esta homenagem, dando seu nome à Reitoria da Unifipa, não é apenas pelo que o senhor fez, mas pelo modo como fez, com seriedade, compromisso institucional e respeito às pessoas. Seu legado está presente na estrutura educacional que temos hoje, nos cursos, nos alunos formados e na credibilidade construída ao longo dos anos", disse Reginaldo.

O presidente do Conselho de Curadores, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, lembrou que ingressou na instituição, em 1º de junho de 2000, como voluntário, junto com Dr. Nelson. Amarante destacou a atuação de Jimenes à frente das então Faculdades Integradas Padre Albino e seu papel no processo de crescimento da UNIFIPA, incluindo a implantação de novos cursos e o fortalecimento do curso de Medicina, que projetou a instituição em âmbito nacional. Amarante ressaltou que Dr. Nelson desenvolveu um trabalho fundamental na área da Educação da Fundação Padre Albino. "Esta homenagem é justa e merecida", finalizou. 

A vice-reitora da UNIFIPA, Cristiane Procópio de Oliveira, ressaltou a trajetória do reitor e sua contribuição para a formação acadêmica e institucional, enfatizando valores como dedicação, coerência, respeito e compromisso com a educação. "Hoje não estamos apenas registrando uma homenagem; estamos eternizando uma história. Uma história construída com coragem, fé, dedicação e uma entrega voluntária rara, daquelas que transformam instituições, vidas e destinos. Foram anos em que sua presença não foi apenas liderança, mas inspiração. Em que cada desafio foi enfrentado com serenidade e firmeza. Dr. Nelson, com o senhor, aprendi que o segredo da vida reside na coerência entre o que se fala e o que se pratica, na compaixão, no equilíbrio, na humildade, na paciência, no respeito a si, aos outros e a natureza, na simplicidade, na solidariedade, na tolerância, na vontade de viver e aprender todo dia. Muito obrigada por tudo e em nome de toda a comunidade acadêmica nosso mais profundo agradecimento", concluiu Cristiane. 

Em seu pronunciamento, Dr. Nelson Jimenes agradeceu a homenagem e destacou a importância do voluntariado, citando Padre Albino como referência em sua trajetória. O reitor também incentivou a continuidade do compromisso com ações voltadas ao bem comum e à missão institucional da Fundação. "Está dentro de mim fazer tudo que for possível para que se torne realidade a obra que nosso mentor edificou. Eu acho que depois de tantos anos, ainda é pouco, porque o ser humano tem uma força tão grande que todos nós aqui podemos fazer muito mais do que nós fazemos. Então vamos combinar uma coisa: vamos fazer um pouco mais pelo nosso semelhante, fazendo mais um pouco nós estamos inspirados na divindade suprema, em Deus. Muito obrigado a todos", concluiu.

Reginaldo Lopes e Dr. Nelson Jimenes descerraram a placa que oficializa a homenagem, denominando o espaço administrativo em 'Reitoria Dr. Nelson Jimenes'. 

Ao longo de sua atuação institucional, Dr. Nelson Jimenes exerceu diversas funções de destaque na Fundação Padre Albino: segundo vice-presidente da Diretoria Administrativa, auditor-consultor, diretor-auditor, diretor e presidente do Conselho de Administração do Padre Albino Saúde, membro efetivo do Conselho Fiscal, diretor de Educação, diretor geral das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) e, posteriormente, reitor pró-tempore e reitor do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, cargo que exerce atualmente.

Fonte: Luiz Felicio Chaves - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...