Em um comparativo entre os períodos de março a agosto de 2019 e de 2020, o SENAI-SP concluiu que os cursos on-line tiveram expressivo aumento de procura. Tantos os cursos rápidos gratuitos, quanto os cursos técnicos pagos tiveram substancial crescimento - os números dobraram e em certos casos aumentaram em até 4 vezes. No cursos gratuitos, houve um aumento de 170% e nos técnicos pagos, 328%. Vale ressaltar que todos os cursos foram oriundos da estratégia à distância intensificada pela instituição durante a pandemia.


Os temas mais buscados entre as pessoas que quiseram se especializar de forma mais rápida e gratuita, estiveram o Excel Básico, com mais de 53 mil matrículas, seguido por Indústria 4.0, com mais de 45 mil, Segurança no Trabalho, cerca de 44 mil, e Economia Circular, com mais de 30 mil. Tanto o curso sobre Excel quanto o de Economia Circular são novos cursos, o que demonstra o alinhamento do SENAI-SP à demanda atual tanto do público quanto do mercado, respondendo rapidamente à uma recente necessidade.

Entre os cursos que já eram vigentes em 2019, destacamos a abordagem sobre Lógica de Programação, que obteve 285% de aumento de procura em relação à 2019.

Já nos cursos técnicos pagos, o mais buscado foi o de Informática para Internet, com mais de 1,8 mil inscritos, o que representa 55% do total dos matriculados dos 8 principais cursos ofertados. Novamente, trata-se de um curso novo, inserido mediante à uma nova demanda da indústria visualizada prontamente pelo SENAI-SP.

Além deste, ressalta-se o crescimento de 458% de matrículas no curso de Logística, de 2019 a 2020; "Redes e Computadores" também obteve destaque com um aumento de 200% no número de matriculados.

Outro dado importante é o crescimento na taxa de conclusão de alguns cursos, como "Desvendando a Blockchain" e "Desvendando a Indústria 4.0" que apresentaram um aumento de 18% e 25%, respectivamente, na comparação entre 2019 e 2020. Um retrato de como os temas tecnológicos avançam na indústria e como se adaptaram ao período de ensino on-line durante a pandemia.

Fonte: SENAI-SP

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...