O curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou, no último dia 9 de maio, Curso de Extensão Teórico-Prático para os alunos do 5º ano da graduação. A atividade integrou a disciplina de Geoprocessamento e Georreferenciamento Rural e teve como objetivo capacitar os estudantes nas etapas de levantamento de imagens e operação de aeronaves remotamente pilotadas aplicadas ao agronegócio.

O curso foi conduzido pelo professor Diego Voltan, engenheiro agrônomo e docente da instituição, e buscou proporcionar aos participantes formação que unisse fundamentos acadêmicos e prática profissional. A proposta incluiu desde conteúdos relacionados ao planejamento estratégico de voo até a operação de drones em campo. A capacitação teve a parceria de empresas do setor agrícola e tecnológico. A RC Agrícola foi responsável pelo treinamento prático de Piloto Aeroagrícola Remoto, apresentando aos alunos procedimentos técnicos e operacionais para o uso seguro de drones agrícolas. Já a Case disponibilizou um drone agrícola profissional utilizado nas demonstrações realizadas durante o curso.

As atividades tiveram início em laboratório, com orientações sobre planejamento de voo, geoprocessamento e tecnologias de aplicação. Posteriormente, os estudantes participaram de atividades práticas em campo com drones multirrotores de alta performance, utilizados tanto para mapeamento quanto para aplicação aeroagrícola.

Segundo o professor Diego Voltan, a iniciativa contribui para aproximar os alunos das demandas atuais do mercado. "Este curso de extensão é diferencial na formação dos nossos alunos do último ano. Graças ao apoio da RC Agrícola e da Case, conseguimos alinhar a teoria da sala de aula com a realidade prática do campo e as exigências do mercado de trabalho", destacou.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves- FPA

Energisa mobiliza equipes em mais um investimento de melhorias na rede de elétrica de Novo Horizonte

Leia mais...

Pode a inteligência artificial antecipar o crime?

Leia mais...

Educação promove treinamento de primeiros socorros para motoristas e monitores do transporte escolar

Leia mais...

Catanduva segue entre as melhores dos Jogos Regionais e ocupa a 4ª colocação geral

Leia mais...

Justiça determina suspensão de Festa do Peão de Sales após ação do Ministério Público

Leia mais...

Batida entre carreta e caminhão espalha carga e interditou totalmente a Washington Luís em Catiguá nessa sexta-feira

Leia mais...