Apesar de ser relativamente novo, pois começou a funcionar em 2011, o curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA é destaque no cenário educacional em função das avaliações obtidas. Nota 4 no MEC; reconhecido como curso de Excelência pelo Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) e pelo ranking das Universidades Folha (RUF) de 2018 é o 69º no Brasil (entre mais de 300 cursos); 17º no Estado de São Paulo (entre mais de 200 cursos) e 1º na região Noroeste. O curso foi reconhecido pelo MEC em 2014.

Voltado para a pesquisa de doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e melhoria da qualidade de vida da população em geral, o curso de Biomedicina da UNIFIPA possui salas e laboratórios específicos para aprimorar o ensino, Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais e laboratórios multidisciplinares e específicos de Cultura de Células; Anatomia; Embriologia; Patologia e Citopatologia; Imuno-histoquímica; Biofísica, Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia; Cirurgia e Fisiologia Experimental; Citogenética; Parasitologia; Microbiologia e Imunologia.

Com corpo docente constituído por professores mestres e doutores, o curso oferece aulas práticas com metodologia ativa, extensões e eventos; monitorias, TCC e acompanhamento psicopedagógico; incentivo à organização estudantil; programas de assistencialismo a pacientes, idosos e crianças carentes e preparação para concursos e entrevistas de trabalho.

O coordenador do curso, Prof. Me. Daniel Henrique Gonçalves, informa que os alunos participam de projetos de extensão à comunidade através de palestras em escolas; eventos de promoção à saúde, sustentabilidade e meio ambiente para a população; feiras e campanhas informativas e eventos, como Semana da Biomedicina, Simpósio das Ligas (SILIGA), Desafio Cultural e Reunião de Egressos do curso de Biomedicina (REEBIO). “A pesquisa, continua ele, também é ponto forte do curso, com parceria internacional com a Universidade de Aveiro, Portugal; Iniciação Científica, com apresentações de trabalhos em congressos nacionais e internacionais; Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo para revista; publicações internacionais e edição de capítulos e livros”.

A partir do segundo semestre do primeiro ano, os alunos de Biomedicina já fazem estágios nos laboratórios da UNIFIPA, em Unidades Básicas de Saúde e Centro de Zoonoses (segundo e terceiro anos); Laboratórios de Análises Clínicas dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino (segundo a quarto anos); laboratórios de parceiros de Catanduva e região (segundo a quarto anos) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) (quarto ano). “Com isso os graduados pelo curso têm grandes chances de empregabilidade nas unidades de saúde da Fundação Padre Albino; laboratórios, hospitais e bancos de sangue; clínicas de estética; docentes em faculdades e universidades e atuação nas áreas de Biotecnologia, Imagenologia, Histopatologia e Citogenética e Patologia Clínica”, salienta Prof. Daniel.

Os egressos participam ativamente de projetos do curso, que ainda oferece Pós-graduação lato sensu em Imagenologia, Microbiologia e Imunologia Clínicas, Citologia Esfoliativa e Onco-hematologia.

Para os alunos do Ensino Médio e outros interessados, o curso tem o Programa "Meu dia de Biomédico", com visita às instalações da UNIFIPA para conhecerem a estrutura e acompanharem os trabalhos realizados nos laboratórios (estágio e pesquisa).

As inscrições para o vestibular 2021 do curso de Biomedicina da UNIFIPA estarão abertas de 21/11 a 02/12/2020. O edital e as formas de ingresso estão no site www.unifipa.com.br

Foto: A pesquisa é um dos pontos fortes do curso.

Fonte: Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...