A Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, analisou dados de mais de 99 mil usuários do aplicativo entre os meses de janeiro e outubro de 2020, e constatou que os gastos com educação cresceram 36% do que a média registrada em janeiro deste ano. Analisando o recorte desta análise sobre 8.300 usuários de São Paulo, foi possível concluir que neste estado os gastos com educação foram em outubro 21% maiores do que em janeiro.



Janeiro costuma ser o mês de férias escolares e fevereiro o mês de volta às aulas, período em que os gastos com educação tendem a ser maiores, por isso, em São Paulo o aumento entre esses meses foi de 7%. Em março, início da quarentena no Brasil, os gastos registrados com educação tiveram uma queda de 8,6% em relação a janeiro. No mês seguinte, abril, o valor registrado com educação atingiu a maior baixa do período, no total 9,3% menor do que em janeiro.

Para o CEO da Mobills, Carlos Terceiro, essa queda entre março e abril demonstra que os paulistas, com o reforço das medidas de isolamento social no Brasil, reduziram os gastos com educação, muito provavelmente de cursos e escolas que tinham aulas presenciais e que não adaptaram nos primeiros meses para o sistema de educação à distância.

A partir de maio, os gastos com educação voltaram a apresentar um crescimento gradual. Mas foi em outubro que os gastos tiveram um salto, em comparação com janeiro, os gastos foram 21% maiores nesta categoria. "Podemos supor que essa alta se dá principalmente devido à volta das aulas presenciais em escolas particulares e universidades, que vem ocorrendo gradualmente no último mês", explica Terceiro.

Ticket médio

Apesar do aumento de gastos, durante os dez meses analisados pela startup, o ticket médio registrado pelos usuários paulistas em outubro foi 11% menor do que o registrado em janeiro, com uma média de R$ 557,88.

Carlos Terceiro comenta que esse comportamento representa que entre março e junho muitos usuários do Mobills cortaram essa despesa do orçamento, então de julho a outubro eles voltaram a ter gastos com educação e por esse motivo o valor total aumentou, enquanto o ticket médio reduziu.



Fonte: Fala Criativa

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...