A Prefeitura de Catanduva inovou, em 2019, ao lançar o curso de Eletricista com Ênfase em Energia Fotovoltaica, pioneiro na região. Duas turmas foram capacitadas e os frutos da iniciativa já começaram a ser colhidos. O aluno César Augusto de Oliveira Franco Filho, que estava desempregado até conhecer a nova profissão, conseguiu uma colocação no mercado de trabalho.

César fez parte da segunda turma e visitou a Hold Automação, após as aulas, junto aos colegas recém-formados. A empresa colaborou com a Prefeitura desde o início para a concretização do curso, já que garantiu custo próximo ao da nota fiscal de fábrica para o “mini kit” de produção de energia solar usado nas atividades.

Na visita dos alunos, a empresa anunciou oportunidades de emprego. “Falamos que sempre precisamos de instaladores, recebemos vários currículos dos alunos e  selecionamos três candidatos. Entre eles, estava o César, que passou por todas as etapas”, conta Carlos Eduardo Munhoz Pereira, sócio-representante da Hold.

César não esconde a alegria que conseguir retornar ao mercado de trabalho. “Quando apareceu a oportunidade de fazer o curso, eu estava desempregado e estava procurando emprego. O curso me deu foco, onde tenho essa possibilidade de trabalho com a instalação de energia fotovoltaica e acabei conseguindo o emprego.”

Além dele, outros companheiros de curso estão na fase de seleção da empresa. “É um mercado novo e escasso de profissionais. Com o curso, os alunos tiveram as noções básicas e agora preferimos esse público para trabalhar com a gente, para que possamos moldá-los. Os frutos estão sendo colhidos. Temos interesse em chamar outros alunos para fazer parte do nosso grupo”, finaliza o empresário.

O resultado também é motivo de comemoração para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert).

“Com o curso de Energia Fotovoltaica, conseguimos fechar um ciclo totalmente virtuoso: disseminamos conhecimentos técnicos em uma área inovadora e de alto valor agregado, e ainda oferecemos oportunidades, tanto às empresas que precisam dessa mão de obra escassa, quanto às pessoas que buscam oportunidade no mercado de trabalho”, comenta o secretário Fabio Rinaldi Manzano.

Imagem: Hold Automação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...