O mês de fevereiro marca o retorno às aulas, de forma geral em formato híbrido, em vários estados brasileiros, incluindo São Paulo. Será um momento muito esperado por toda a comunidade escolar e que trará novas demandas. Fora as questões sanitárias - já bastante difundidas no retorno parcial no 4º trimestre de 2020 -, um dos principais pontos de atenção na Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue com metodologia canadense, será o bem-estar emocional da comunidade escolar, principalmente dos alunos.

"As incertezas e o isolamento causados pela pandemia trouxeram desafios a todos que precisaram adaptar-se rapidamente a novos contextos, fazer concessões, desenvolver novas rotinas, recriar suas estratégias de ensino e aprendizagem, com utilização de novos recursos tecnológicos e adoção de procedimentos de segurança extras em relação à saúde física e emocional. As mudanças exigiram rápidas respostas e envolvimento além do habitual. Parte do acelerado processo de transformação, o desconhecido pode causar emoções negativas, como ansiedade e insegurança. Neste cenário, é imprescindível que os educadores facilitem a recuperação de um ambiente de aprendizagem seguro, saudável e estimulante aos alunos em curto prazo", explica Cintia Sant'Anna, diretora acadêmica da Maple Bear.


Para proporcionar uma transição bem-sucedida no retorno às aulas presenciais, a Maple Bear estabeleceu quatro eixos principais de preparação: reconstrução do relacionamento com os alunos; estabelecimento de novos procedimentos de comportamento e rotinas; organização e análise das evidências de aprendizagem dos alunos no período de isolamento, utilizando recursos como documentação, diálogo, atividades envolventes, que não gerem mais ansiedade aos alunos; e compartilhamento com toda a comunidade escolar do plano de retorno, para que todos saibam o que é esperado e quais procedimentos seguir.

Na Maple Bear, a atenção a esta área terá início com um check-in emocional, atividade em que as crianças compartilham uma lista de experiências, a exemplo de como "Minha mãe me ajudou com meus trabalhos escolares durante a quarentena", refletem como se sentiram naquela situação e identificam seu estado emocional atual. Serão promovidos também debates sobre outras experiências durante o isolamento (boas e más) e sobre como eles se sentem em voltar. Em sala de aula, a rede buscará manter ambiente de aprendizagem tranquilo, com exercícios respiração profunda, pausa para reflexão, alongamentos rápidos e orientação para suporte individual quando necessário. As artes também terão um papel importante com o uso de desenhos e outras expressões para o compartilhamento de sentimentos.

Algumas escolas Maple Bear pretendem ainda oferecer aulas de Yoga e meditação. Outros aspectos do bem-estar emocional serão trabalhados, como a expressão da gratidão, a perseverança, a prática do otimismo, a ressignificação de situações, atos de gentileza, a amizade, empatia e a importância de se ouvir o outro. Para os professores, foram promovidos webinars sobre o tema, intercâmbio com outros países em que a Maple Bear atua e em que já houve o retorno a atividades presenciais, e o compartilhamento de guias e materiais de apoio.

"As instituições educacionais têm papel importante para promoção do bem-estar em contexto tão desafiador. A adoção de procedimentos e políticas pela liderança escolar pode trazer contribuições essenciais para desenvolvimento de sentimentos positivos. Destaco a importância da criação de rotinas que integrem o acolhimento de professores e alunos e promovam oportunidades de todos expressarem e refletirem sobre seus sentimentos. Também é fundamental o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a autorregulação das emoções e deem abertura para busca de apoio individualizado, como práticas de meditação, atividade física, alimentação e diálogo", ressalta a diretora acadêmica da Maple Bear.

Sobre a Maple Bear

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 500 escolas em 24 países, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por aprender ao longo de toda a vida. No Brasil, a Maple Bear está presente em todos os estados do País com mais de 150 escolas, que contam com uma metodologia canadense de ensino investigativo, bilíngue e multicultural. Em 2017, o Grupo SEB tornou-se o controlador da master franquia brasileira, que investe em treinamento com educadores canadenses, oferece uma oportunidade de negócio sólido e com propósito social que contribui com a formação dos jovens e do País.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...