Pesquisa desenvolvida pela Profa. Dra. Silene Fontana, coordenadora do curso de Pedagogia, buscou estudar o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), com objetivo de medir o progresso da sociedade a partir de dimensões, como bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, educação, vitalidade comunitária, cultura, meio ambiente, padrão de vida e governança. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março foram convidados a participar da pesquisa alunos do primeiro e último ano dos cursos de Administração, Direito, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia da UNIFIPA que responderam as questões que compõem o indicador FIB, com escala de “sempre” (muito feliz) e “nunca” (muito infeliz).

De acordo com as respostas dadas, a maioria mostra-se “muito feliz”, seguido do “satisfatório” e “feliz”. Na categoria “muito feliz” o maior índice de respostas foi em relação à questão “Respeita às diferenças” (80%), seguido de “Costuma valorizar as coisas simples da vida?” (71%) e “Traça objetivos para o futuro?” (65%). Em relação à categoria “feliz”, os maiores índices de respostas foram em relação às questões “Tem boa saúde?” (52%); “Gosta do trabalho/faculdade?” (51%) e “Orgulha-se do caminho que traçou até agora?” (45%). “Com base nos resultados obtidos, o bem-estar psicológico foi visto com alto grau de satisfação e de otimismo por cada aluno em relação à sua vida acadêmica”, explica Dra. Silene.

Por outro lado, na categoria de resposta “infeliz”, as questões que obtiveram maior índice foram “Pratica exercício físico?” (19%) e “Administra bem o tempo?” (13%). E na categoria “muito infeliz”, “Considera-se bem remunerado na profissão?” (21%); “Consegue poupar?” (8,9%) e “Está satisfeito com sua aparência?” (7,6%). Para Dra. Silene, em relação ao uso do tempo pelos graduandos, os resultados indicam a dificuldade envolvendo a administração do tempo, reportando se sentirem infelizes com esse item, e essa dimensão é um dos fatores mais significativos na qualidade de vida, especialmente para lazer e socialização com família e amigos.

“A UNIFIPA, por meio de seus docentes, preocupa-se com a educação e bem-estar de seus alunos. Especificamente na área acadêmica é fundamental que os gestores e professores passem a entender que a temática da felicidade não se trata de algo supérfluo, mas sim como extremamente relevante para a conquista de resultados positivos no futuro profissional dos universitários brasileiros”, conclui.

Fonte: Fundação Padre Albino

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...