No último dia 4 de maio, a equipe de Crioegenia R-Crio de Campinas/SP esteve na UNIFIPA para acompanhar as primeiras cirurgias de colocação de próteses para avaliar estratégias que utilizam biomateriais tecnológicos no auxílio da osteointegração.

Realizada na Unidade Didática e de Pesquisa Experimental da UNIFIPA, a cirurgia foi feita em animal de experimentação com a participação do idealizador da pesquisa, Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, presidente da empresa R-Crio, e dos pesquisadores Dra. Ana Carolina Muniz, Dr. Daniel Navarro e Dr. João Guilherme. Pela UNIFIPA estão envolvidos Dr. Rodrigo Berguio Vidotti, médico veterinário da instituição, e Melina Yomasa Pilon, técnica de laboratório, sob a coordenação das profas. Dras. Giovana Gonçalves Vidotti e Ana Paula Girol.

Na fase de implantação dos protocolos experimentais, a parceria permitirá otimizar os processos de estudos. “O mais comum hoje é a utilização de próteses sintéticas ou enxertos ósseos para correção de alguma doença ou lesão, porém, as próteses têm tempo determinado e nem sempre há possibilidade do enxerto. A UNIFIPA, em parceria com a R-Crio, está investigando nova possibilidade com material biotecnológico para promover rápida recuperação”, explica a Profa. Dra. Ana Paula.

(Fotos Comunicação FPA)

Fonte: Fundação Padre Albino

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...