O público que deseja aproveitar o clima dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 para conhecer diversas modalidades esportivas e, ao mesmo tempo, ter uma opção de lazer, terá oportunidade por meio do projeto "Se joga nos jogos!", realizado pelo Sesc São Paulo em 23 unidades do estado. No Sesc Rio Preto, estão programados ao longo de agosto encontros com atletas e paratletas locais que já participaram de alguma edição desses eventos. Eles irão contar suas histórias e vivências nas respectivas modalidades. As atividades serão entre os dias 7 e 22, quartas e quintas-feiras, sempre das 15h às 16h30, no ginásio, com entrada gratuita.
Os primeiros encontros acontecem dias 7 e 8, com o atleta Hugo de Sousa, participante das edições de Londres 2012 e Rio 2016 dos Jogos Olímpicos, na modalidade de 400m e 4x400m do atletismo. Já nos dias 14 e 15, o convidado é Mauro Vinícius, o Duda, que competiu em Pequim 2008 e Londres 2012, além de ter sido bicampeão mundial de atletismo indoor na prova de salto em distância. Encerrando a série de encontros, em 21 e 22 de agosto, a atividade é com atletas do CAD - Clube Amigos dos Deficientes que já participaram de várias edições de Jogos Paralímpicos. Entre eles, Paulo Jatobá, ícone do basquete em cadeira de rodas.
Além dos encontros, durante seu horário de funcionamento, a unidade exibe todas as transmissões da TV aberta dos jogos em um espaço ambientado. As exibições são de terça a quarta-feira, das 13h30 às 21h30; e sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 18h30.
Diversas atividades
Ao todo, a programação compreende as unidades 14 Bis, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Casa Verde, Consolação, Guarulhos, Interlagos, Itaquera, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Pompeia, Santo André, São Caetano, Bauru, Birigui, Campinas, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Santos e Taubaté, que apresentam modalidades olímpicas e paralímpicas, a partir do diálogo já estabelecido com o programa Sesc de Esportes — pedagogia do esporte — alinhado às premissas desta edição dos Jogos Olímpicos: equidade de gênero, juventude, inclusão e sustentabilidade.
São diversas atividades gratuitas. Além de encontros com atletas, aulas abertas, apresentações e recreações esportivas, com o objetivo de propiciar o acesso à prática de esportes e atividades físicas para todas as pessoas e a sua continuidade ao longo da vida.
Jogos mais inclusivos
Para a edição de Paris 2024 o Comitê Olímpico Internacional (COI) estabeleceu novos padrões que propiciam jogos mais inclusivos, com destaque para a equidade de gênero, que nesta edição tem a participação de 10.500 atletas (5.250 homens e 5.250 mulheres), um marco histórico ao alcançar a paridade de gênero.
Outro destaque é a aproximação do público jovem a partir da inclusão de novas modalidades (breaking, escalada, skate e surfe) e, por fim, a construção de legados que evidenciem os valores do esporte na vida das pessoas e promovam ações voltadas à sustentabilidade.
SE JOGA NOS JOGOS
Informações pelo portal: www.sescsp.org.br/sejoganosjogos
Programação Sesc Rio Preto:
Encontro EU FUI!
Com atletas locais que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
De 7 a 22, quartas e quintas, 15h às 16h30. Ginásio. Lugares limitados. Grátis. Autoclassificação livre.
7 e 8 de agosto - Hugo de Sousa
14 e 15 de agosto - Mauro Vinícius (Duda)
21 e 22 de agosto – Atletas do CAD - Clube Amigos dos Deficientes, entre eles, Paulo Jatobá
Sesc Rio Preto
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
YouTube: /sescriopreto
Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h
Fonte: Sesc Rio Preto

