No dia 22 de abril, 20 jovens do Grêmio Novorizontino, de 14 a 20 anos, embarcarão para uma vivência cultural em Madrid, na Espanha. Quase todos os selecionados irão experienciar um roteiro internacional pela primeira vez, e isso se deve ao projeto Foto&Arte, que teve início em outubro de 2024 e buscou contribuir com a formação profissional dos atletas.
Por meio dessa iniciativa, 100 jovens participaram, ao longo de seis meses, de oficinas de fotografia e tecnologia no paralelo do treino de futebol, e os que se destacaram nas atividades participarão agora do intercâmbio no país europeu. A seleção ocorreu no decorrer das aulas, por meio de avaliações contínuas de desempenho, dedicação e progresso das práticas aplicadas.
Em Madrid, os participantes irão fotografar pontos culturais e centros históricos, colocando em prática todo aprendizado teórico e técnico adquirido no projeto. Quando retornarem ao Brasil, essas fotografias virarão uma exposição cultural na cidade de Novo Horizonte (SP).  "O projeto mostrou aos participantes o quanto a fotografia é uma forma de expressão e manifestação artística. Nosso objetivo era aguçar a criatividade dos alunos, com foco na reflexão sobre as diferentes culturas e percepções, e o intercâmbio chega para fechar com chave de ouro e promover ainda mais o acesso à cultura", explica Júlia Berwerth, produtora executiva do Foto&Arte.
 
Pedro Balotelli, um dos jovens selecionados, destaca a felicidade de participar do projeto. "Foi uma experiência única. Creio que foi muito importante para mim, assim como para os meus companheiros de equipe, e agora poderemos vivenciar uma cultura diferente em outro país e ter a oportunidade de conhecer mais sobre a arte. Acredito que essa experiência e os aprendizados agregaram muito na nossa carreira profissional e no nosso conhecimento como cidadão."
Quem também ressalta a importância da iniciativa é Gabriel Correia: "As oficinas foram importantes para o nosso desenvolvimento como atleta e, principalmente, como ser humano. Agora, poder sair do país para conhecer um novo lugar e uma nova cultura, é uma experiência única. Certamente, isso vai agregar na minha carreira e na de muitos meninos. Só temos a agradecer por essas oficinas e a oportunidade que elas nos geraram".
O intuito do Grêmio Novorizontino com o projeto foi de promover o conhecimento além do futebol. "Esses jovens continuaram sendo avaliados e incentivados pela prática esportiva, no entanto, com a realização do Foto&Arte, também puderam aprimorar outras habilidades. Foi mais uma maneira de despertar novos conhecimentos e ampliar a capacitação desses meninos. Foi incrível ver o empenho e, agora, a emoção pela experiência na Europa", afirma Rose Guerra, diretora do clube de futebol. O Foto&Arte é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Usina Santa Isabel e tem a realização da Dua Produções.
Fonte: Thaís Campos - Duas Produções

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...