Aventura, estratégia e superação foram exigidas dos participantes da 6ª Corrida de Orientação, promovida pelo curso de Educação Física da Unifipa Catanduva. Realizada na Fazenda Santa Luzia (Pesque-Pague), o evento teve a presença de 124 participantes de Catanduva, cidades da região e de municípios como Pirassununga, Lins, Araçatuba e Bauru.

 

A novidade desta edição foi a participação de quatro cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), que conquistaram os primeiros lugares em suas categorias, com destaque para a performance técnica e estratégica dos competidores. A modalidade Floresta exigiu habilidades apuradas de navegação, com os atletas utilizando mapas e bússolas para percorrer os pontos de controle (PCs) espalhados pelo terreno, escolhendo as melhores rotas para alcançar a linha de chegada.

 

O cadete aviador Lucas Sá, aluno do quarto ano da escola da Força Aérea em Pirassununga, completou o trajeto em 1h33min e conquistou o segundo lugar na categoria A (muito experiente). Ele comentou sobre a importância da corrida de orientação em sua formação militar. "Eu pratico orientação desde os 10 anos, no colégio militar de Belo Horizonte, depois no Rio de Janeiro e agora na Aeronáutica. A orientação ajuda muito, principalmente na navegação aérea, pois usamos mapas também. Contribui bastante para o raciocínio lógico e a tomada de decisão." Lucas ficou apenas dois minutos atrás do campeão da categoria, o também cadete Wemerson Soares, que finalizou o percurso em 1h31min. O pódio foi completado por outro colega de farda, Nilo Coelho Neto. No feminino adulto individual, a vitória foi da cadete Isabella Sandi, reforçando o domínio da equipe da FAB, que veio diretamente de Niterói (RJ).

 

Os cadetes elogiaram a organização do evento e o alto nível técnico da competição. "Esse mapa de orientação é um dos mais bem preparados que já utilizamos. A trilha em volta da lagoa, com paisagem tão bonita, tornou tudo ainda mais especial. Os pontos estavam bem distribuídos e desafiadores. Foi realmente uma prova excelente", relataram os representantes da Força Aérea.

 

Entre as duplas mistas, o casal de Araçatuba Marlon Cruz e Celita estreou com o pé direito, conquistando o pódio na categoria novatos, com o tempo de 1h35min. "Foi uma experiência incrível. Nunca havíamos participado de algo assim, mas adoramos o desafio e a dinâmica da prova. Já estamos pensando em levar essa modalidade para Araçatuba e organizar uma competição por lá", afirmou Marlon, empolgado com a vivência.

 

Os alunos do curso de Educação Física da Unifipa também se destacaram, competindo em diversas categorias, especialmente entre os novatos, com direito a conquistas no pódio.

 

Segundo o Prof. Me. Fernando Azeredo Varoto, docente do curso da Unifipa e membro da organização, a corrida superou as expectativas: "Ver nossos estudantes competindo e organizando um evento deste nível é motivo de muito orgulho. A cada edição temos mais participantes e mais qualidade. Já estamos planejando a próxima."

 

O evento teve o apoio do Clube de Orientação de Catanduva (COCAT), que esteve à frente da organização técnica da prova. A Unifipa agradece também aos patrocinadores Padre Albino Saúde, Val Alimentos, A Festeira, João de Queijo, Soberano Angus House, Cervejaria Octano, Team Vaqueiro, Crossfit Catanduva, Sauria, Casa das Tintas, Antunes + e Foco Radical. "Um agradecimento especial aos alunos do 3° ano de Educação Física da Unifipa e à Fazenda Santa Luzia, em nome de Jairo Zancaner Junior, por todo o apoio e estrutura oferecidos", destacou o Prof. Varoto.

 

Fotos: Comunicação/FPA

Fonte: Alan Gazola – Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...