A busca por uma atividade física para melhorar a saúde e o condicionamento físico tem levado muitos brasileiros a adotarem a corrida de rua como prática esportiva. Essa tendência foi observada no Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava, que aponta um crescimento de 109% no número de clubes de corrida em 2024 na comparação com o ano anterior, o dobro da média mundial. 

Segundo informações divulgadas no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47% dos brasileiros adultos do país são sedentários. Entre e entre os jovens, esse número chega a 84%. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde brasileiro é de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ao longo da semana. 

Neste contexto, práticas como a corrida de rua podem fazer a diferença. No entanto, é importante ressaltar a necessidade do acompanhamento de profissionais para a orientação da prática esportiva e a avaliação médica, principalmente para pacientes que possuem histórico de doenças cardíacas, circulatórias ou outros diagnósticos que requerem maior atenção. É importante também prestar atenção às técnicas e acessórios que podem melhorar o desempenho, como as meias de compressão, que ajudam na circulação e no conforto durante os treinos.

Ainda segundo a OMS e o Ministério da Saúde, a prática esportiva regular tem impacto direto em doenças e situações como:

  • Redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC) ;
  • Diminuição da pressão arterial e redução das chances de doenças cardiovasculares;
  • Controle e redução do risco de desenvolver diabetes;
  • Melhora da insônia;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Promoção do bem-estar físico e mental.

Dores e fadiga são queixas frequentes

O cansaço, dores e a fadiga são sensações recorrentes para os corredores de rua, principalmente para as mulheres. Cerca de 82% do público feminino se queixa de dores ou cansaço nas pernas após a atividade física. Entre os homens, a fatia é um pouco menor, 72%. Os dados são de uma pesquisa interna realizada em 2024 pelo departamento de Marketing da SIGVARIS GROUP, empresa especializada em soluções de compressão médica inovadoras e de alta qualidade, com uma amostra de 400 consumidores da sua base do e-commerce, considerando margem de erro de ±3% e nível de confiança de 95%.

Conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as mulheres possuem maior predisposição para estes sintomas, principalmente porque o hormônio feminino é o responsável por vasodilatar a parede das veias. Esse processo cria uma resistência maior ao fluxo sanguíneo, gerando inchaços, fadiga e dores. 

Impacto nos músculos e menor fadiga

Para quem está iniciando ou tem a corrida de rua na sua rotina semanal, as meias de compressão podem trazer diversos benefícios ao longo do treino. Elas proporcionam a diminuição da vibração muscular, que ocorre durante o impacto dos pés no solo, da fadiga e do desgaste nas pernas. Outro benefício é a redução do acúmulo de ácido lácteo e o alinhamento das fibras musculares.

Um dos exemplos de produtos próprios específicos é a Linha UP, da SIGVARIS GROUP, que atua de forma preventiva, cuidando da saúde dos pés e pernas. 

Esse tipo de meia tem como diferencial a compressão mais intensa na área do tornozelo, que diminui ao longo da panturrilha. O acessório contribui para melhorar a resistência, o desempenho e a recuperação pós-atividade física. Além disso, promove-se uma melhor circulação do sangue e menos dores e câimbras, prevenindo inchaços e edemas.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, visando promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu "tecidos emborrachados elásticos", comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

Outras informações 

Site SIGVARIS GROUP BRASIL 

Programa Sig+ 

FACEBOOK 

INSTAGRAM 

LINKEDIN 

YOUTUBE

Fonte: CDI Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...