O Catanduva venceu o Campinas por 71 a 70 na estreia das equipes no Campeonato Paulista de Basquete Feminino. A partida foi acirrada e definida apenas nos últimos segundos na noite deste sábado, no Ginário Anuar Pacha, em Catanduva.
O destaque do lado da equipe vencedora foi a dupla Natalia Burian e Larissa Carneiro, com 17 e 12 pontos cada. Do lado do Campinas, brilharam a cestinha da partida, Licinara, com 21 pontos, e Tati Pacheco, com 17.
As equipes voltam a entrar em quadra na próxima semana. O Campinas enfrenta o Araraquara fora de casa, na sexta-feira (10), às 19h30. Enquanto no dia seguinte (11), o Catanduva duela com o Sorocaba, às 18h, também longe dos seus domínios.
O jogo
Campinas começou a partida de forma arrasadora, abrindo imediatamente 11 pontos de vantagem sem deixar Catanduva pontuar. Mas a equipe da casa mostrou que não estava de brincadeira e tratou de se acertar para entrar no jogo. Com uma grande entrega coletiva, a equipe conseguiu cortar a diferença aos poucos e diminuir para 15 a 14 no encerramento do primeiro quarto.
O empate veio com um lance livre convertido logo no início do segundo período e a virada logo depois, com uma bola de três de Natália Burian. Sem tirar o pé do acelerador, Catanduva seguiu pressionando e chegou a abrir sete pontos de frente, em 24 a 17, e depois ampliou para doze de diferença, para ir para o intervalo com 36 a 24 no placar.
O terceiro quarto já teve um ritmo mais equilibrado. À frente no placar, Catanduva tentava manter a vantagem e contava com uma grande colaboração das jogadoras que saíram do banco, mas esbarrava na força de Campinas e nas mãos calibradas de Licinara e Tati Pacheco. Com o jogo lá e cá, as visitantes tiraram três pontos da desvantagem. No fim do terceiro período, vantagem do Catanduva em 60 a 51.
O jogo seguiu quente e Campinas aos poucos foi diminuindo no último quarto. Licinara mostrou que queria jogo, chamou a responsabilidade e fez oito pontos seguidos para colocar a equipe visitante à frente no placar, em 65 a 64. Mas Catanduva mostrou que não estava entregue e contou com boas bolas de Larissa Carneiro para retomar a liderança no placar. Mesmo assim, a 25 segundos do fim, Tati Pacheco acertou de três, dando ares dramáticos ao jogo. A partida só foi decidida em uma cobrança de lance livre justamente de Larissa, a cinco segundos do fim, para fazer 71 a 70 e dar números finais ao jogo.
Fonte: GE