A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo (SMELT), marcou presença no Programa Paralímpico, em Americana-SP. A ação inédita consistiu em qualificar professores de educação física em modalidades paradesportivas. Dois educadores da SMELT participaram de ciclo de capacitação nas seguintes modalidades: aletismo, parabadminton, goalball, tênis de mesa, bocha paralímpica, ciclismo, basquete em cadeira de rodas, natação. Foram 32 horas de aulas e, ao final do curso, os participantes receberam certificado. O Programa Paralímpico é uma parceria da Secretaria de Esportes do Estado de SP junto à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Com a capacitação técnica, os professores voltaram para Catanduva com a bagagem cheia de conhecimento teórico e prático para aplicar nas aulas. A ação visa aprimorar técnicas de inclusão dos alunos com deficiência na Educação Física. Nesse contexto, a Coordenadoria de Inclusão Social já realiza atividades voltadas a esse público: handebol adaptado, alongamento, atletismo adaptado, vôlei adaptado e dança PCD. Também faz parte da SMELT, o grupo de dança “Sem Fronteiras” – formado por cadeirantes e pessoas com deficiência física e intelectual.

BASQUETE

Nesse contexto de aprimorar técnicas, a SMELT também esteve representada na Clínica Internacional de Basquetebol, no Allianz Parque, em São Paulo. A capacitação exclusiva para treinadores contou com a participação das profissionais Tati Mota e Fernanda Barbuio, que atuam na Secretaria. Foram dois dias de curso. Todo o conhecimento obtido será aplicado nas aulas de basquete para a garotada.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...