Fechando a programação da Semana Modos de Acessar, que o Sesc São Paulo realiza em todas as suas unidades em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 3 de dezembro, o Sesc Catanduva recebe um convidado especial: o campeão paraolímpico Clodoaldo Silva. Também conhecido como "tubarão das piscinas", por ganhar todas as competições de que participa, o atleta fala de sua carreira, desafios e conquistas e participa do festival de natação em seguida no dia 8 de dezembro, domingo, das 15h às 16h30, no Conjunto Aquático do Sesc Catanduva. A participação é grátis.
A Semana Modos de Acessar propõe atividades com viés educativo acerca dos mecanismos de acessibilidade na prática e incentivam o protagonismo das pessoas com deficiência, com condições para sua inclusão em todos os aspectos- cultural, esportivo, educativo e cidadão.

Clodoaldo Silva é um dos atletas paralímpicos mais populares do Brasil. Está entre os maiores medalhistas paralímpicos do país- em cinco edições de Jogos Paralímpicos conquistou a marca impressionante de 14 medalhas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronze). Foi o atleta escolhido para conduzir e ascender a Pira Paralímpica na abertura dos Jogos do Rio, em 2016. Atualmente, o nadador roda o país com suas palestras e trabalha com projetos voltados para pessoas com deficiência, como o objetivo maior de promover a inclusão e a acessibilidade dessa camada da sociedade. Clodoaldo se destacou, nos meses de setembro e outubro (Parapan e Mundial de Natação) como comentarista do SporTV da natação paralímpica ao lado de Alex Pussield (o Coach) e o narrador Luiz Felipe Prota.

Acessibilidade digital
A assessoria de Clodoaldo fez parceria com a Hand Talk, empresa premiada pelo Google pelo seu aplicativo que traduz textos para libras, com a empresa Acesso para Todos, que tem experiência em produzir sites acessíveis e com a Hesse: projeção de talentos, que produz conteúdo textual acessível. A primeira experiência foi realizada com o blog do atletas www.clodoaldosilva.com.br . No Parapan de Lima, no Peru, o blog foi muito visitado e quase 3 mil traduções foram feitas para libras. www.parapandelima.com.br . Para além da acessibilidade na homepage, as redes sociais do atleta têm seguido alguns padrões para tornar o conteúdo mais acessível. Para conhecer o trabalho acesse: www.clodoaldosilva.com.br/DetalheMateria/19 .

O site geral do atleta está sendo todo refeito e será totalmente acessível para as pessoas com deficiência. No momento, para acessar notícias já acessíveis, as pessoas podem ir no www.clodoaldosilva.com.br . A acessibilidade digital é um tema em voga, no entanto, pouquíssimos sites são acessíveis no Brasil. Para se fazer um site acessível é necessário seguir regras da www para atender exigências que transformam o conteúdo acessível para todos. Já existe uma legislação, desde de 2016, que obriga todos os sites terem acessibilidade.

Mercado de Trabalho
Clodoaldo Silva também tem realizado um trabalho junto a empresas e ajudado em recrutamento das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...