A Maratona do Rio 2023 tem um novo rei e uma nova rainha. O queniano Josphat Kiprotich e a etíope Zinash Debebe foram os grandes vencedores da prova de 42,195 km, sendo que Kiprotich ainda bateu o recorde da competição, concluindo o percurso em 2h13min29s - dois segundos mais rápido do que a marca anterior. Com isso, ganhou um bônus de R$ 20 mil, além dos R$ 50 mil de premiação para cada vencedor. O melhor brasileiro na prova foi Altobeli Santos da Silva, que ficou em quarto lugar, com o tempo de 02h19min53s. Ouro pan-americano e finalista olímpico nos 3.000m com obstáculos, Altobeli está iniciando sua história em maratonas.
- A prova foi bem complicada para mim. Esperava um pouquinho mais, mas infelizmente não tive perna para acompanhar os líderes quando eles saíram. Do quilômetro 35 em diante eu já comecei a sentir dor, mas isso faz parte. É minha terceira maratona e acredito que sou muito jovem ainda neste meio, ainda tenho muito para aprender e experiência para ganhar. Cada prova é um aprendizado - disse Altobeli, elogiando o percurso: - O cenário da Maratona do Rio é muito bonito, além de ser uma prova bem estruturada.
O percurso tão elogiado por Altobeli passa pelos cenários naturais da orla de Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo e por pontos do centro como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna e Museu Histórico Nacional. Ao longo de todo o tempo da maratona, vários blocos carnavalescos deram o tom da prova. Ao final, o som ficou por conta de Toni Garrido e SIBC.
Fonte: Eu Atleta

