Com a intenção de se aprofundar no tema e discutir possibilidades de mitigar os efeitos extremos da crise climática, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realizará o 2° Fórum de Arborização Urbana: Florestas Urbanas e Mudanças Climáticas, na próxima sexta-feira (12/06), no coworking da Sede Angélica, na capital. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

A arborização é um assunto que merece muita atenção quando se trata de planejamento urbano. Isso porque são necessários diversos estudos para entender como a vegetação impacta diretamente na vida das pessoas, incluindo a participação de profissionais multidisciplinares na formação de biomas e nos estudos da qualidade ambiental e aspectos ecológicos, sociais, históricos, culturais, estéticos e paisagísticos da interação entre as cidades, a vegetação e suas populações.

A motivação está justamente no fato de que as árvores trazem muitos benefícios. Melhoram a qualidade do ar, devido à captura de gás carbônico (CO2) da atmosfera; retêm material particulado e purificam o ar; além de auxiliar na diminuição da temperatura, ao absorver os raios solares e refrescar o entorno com a água transpirada pelas suas folhas. Ainda assim, arborizar não é tão simples quanto parece, pois existem alguns problemas provocados pela ação humana e que geram entraves na gestão do tema. São eles: solo compactado ou alterado, com a presença de entulhos; deficiência de água e nutrientes; temperaturas modificadas; poluição do ar; radiação solar alterada (sombreamento); espaço reduzido para as raízes e para a copa; podas drásticas (mutilação da árvore); danos mecânicos (por veículos, cortadores de grama, anelamento do tronco, e outros) e o vandalismo.

"O olhar técnico do Crea-SP é uma ferramenta importante para mudar essa realidade. Temos 370 mil profissionais da área tecnológica à disposição do poder público para que possamos construir soluções efetivas, avançando em estratégias sustentáveis e em qualidade de vida", declarou a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey, sobre a criação de soluções para as florestas urbanas.

A segunda edição do Fórum é exemplo disso. O evento está dividido em três painéis de discussão que têm o objetivo de integrar os diferentes públicos (profissionais, gestores e sociedade) no propósito comum de preservação e conservação da flora urbana. Para isso, o Crea-SP convidou alguns especialistas que vão tratar desse assunto. Confira:


1. Cenário atual das florestas urbanas e mudanças climáticas

Aline A. Cavalar (mediadora) - Especialista em análise de carboidratos solúveis e estruturais;

Demóstenes Ferreira da Silva Filho - Professor livre docente da Universidade de São Paulo (USP), atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura Urbana;

José Renato Nalini - Secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo;
Henrique Lima - Especialista em arborização urbana e segurança do trabalho, inspetor do Crea-SP.


2. Os desafios da Engenharia na formação de florestas urbanas
Eng. Ftal. Evandra Bussolo Barbin (mediadora) - Fundadora da empresa Florescer Agroambiental e representante paulista na Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) do Confea;

Eng. Ftal. Pedro de Almeida Salles - Especialista em processos de regularização ambiental;
Eng. Ftal. Antônio José Figueiredo Moreira - Especialista em silvicultura tropical.


3. Arborização urbana e políticas públicas

Eng. Ftal. Isabela Guardia (mediadora) - Gerente na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim;

Eng. Agr. José Walter Figueiredo Silva - Especialista em floresta urbana e gestão ambiental. Trabalha com gravimetria de resíduos domésticos;
André Luiz Fernando Simas - Biólogo, especialista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (SEMIL).
 

Serviço
2° Fórum de Arborização Urbana - Florestas Urbanas e Mudanças Climáticas

Data e horário: 12 de julho, das 14h às 17h

Local: CreaLab Coworking Angélica

Endereço: Avenida Angélica, 2364, Consolação, São Paulo, SP

Inscrições gratuitas aqui
 

Sobre o Crea-SP - Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

Fonte: CDI Comunicação

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...