A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher realizou, nesta quinta-feira (1), a abertura do mês com o evento "Agosto Lilás: Violência Contra A Mulher Não Tem Desculpa, Tem Lei", que ocorreu no Auditório do Parlatino do Memorial da América Latina. O encontro contou com palestras com foco na conscientização sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, e as formas de enfrentá-la.

A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, reforçou o compromisso do Estado de São Paulo no combate à violência. "A intenção do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Políticas para a Mulher é garantir a segurança de todas as mulheres, em todos os setores. Para isso é preciso conscientizar a sociedade de que existem diversos tipos de violência contra a mulher, como a violência doméstica, patrimonial, política e virtual. Estamos aqui para auxiliar na quebra de ciclos de todos os tipos de agressão", afirma.

Na ocasião, compuseram a programação de palestras a Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher do Município de Capivari/SP, Maria Luísa Dalla Bernardina, e a Dra. em Administração de Negócios e Neurocientista, Érica Belon, que discorreram sobre a Lei Federal Lei 14.448/22, que institui o Agosto Lilás e determina que União, estados e municípios promovam ações de enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher.

Estiveram presentes ainda a secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, a secretária-executiva de Políticas para a Mulher, Raquel Berti, a secretária-executiva da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Nedavaska, a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, Adriana Liporoni, e a chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Luciana Tucoser.

A campanha do Agosto Lilás, que se inicia nesta quinta-feira, promove a prevenção e o combate à violência contra a mulher. O mês é marcado pelo 18º aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e pela Lei de Combate à Violência Política contra a Mulher (Lei 14.192/2021), sancionada em 2021. O evento marcou o início de uma série de ações que serão realizadas durante o mês, com foco nos eixos de segurança, saúde e empreendedorismo feminino.

A iniciativa integra o movimento São Paulo por Todas, promovido pelo Governo de SP para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

SP por Todas

O movimento SP Por Todas foi criado no dia 28 de março deste ano. O hasteamento da bandeira do movimento no Palácio dos Bandeirantes marcou seu início, que destaca tanto iniciativas que já estão em andamento, como o protocolo Não Se Cale de combate à importunação sexual e o Abrigo Amigo para a proteção a mulheres em pontos de ônibus, quanto as novas medidas anunciadas no Dia Internacional da Mulher, como o Protocolo Mulher Viva e o Auxílio Aluguel.

Fonte: SP Mulher - Secretaria de Políticas para a Mulher

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...