O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) está convocando os candidatos às prefeituras do Estado para aderirem à campanha “Orçamento Público e Transparência Popular”. O objetivo é fazer com que as próximas gestões tornem o orçamento público mais acessível e transparente para a população de forma a ampliar a cidadania e melhorar o cuidado com o uso dos recursos públicos.

Para a convocação, o Corecon-SP enviou cartas aos presidentes de todos os partidos políticos brasileiros para que seus representantes assinem o compromisso de exporem em locais públicos, como praças e na prefeitura, através de painéis eletrônicos, cartazes e no site do município, os dados orçamentários com receitas e despesas, de forma simplificada para que qualquer cidadão possa entender os números apresentados. Os dados devem ser atualizados mensalmente.

“Estar comprometido em prestar contas à sociedade é a melhor postura que um político que pretende assumir a frente de um cargo público pode ter em sua candidatura. Ampliar a conscientização e a participação popular no processo de construção orçamentária é uma forma de ajudar a sociedade a definir os seus rumos: favorece o bem-estar social, fortalece a democracia e, por consequência, promove a cidadania”, afirma Odilon Guedes, vice-presidente do Corecon-SP, que também coordena a Comissão de Economia do Setor Público do Conselho e é idealizador da campanha.

Guedes esclarece que se trata de uma pauta suprapartidária e não ideológica, sendo uma prioridade de todos aqueles que defendem a boa, eficaz e transparente gestão dos recursos públicos. A ideia da campanha partiu da conclusão de que os atuais espaços de prestação de contas nos portais das prefeituras, em todo o País, informam de maneira confusa e excessivamente técnica. Poucas pessoas realmente conseguem entender os termos usados e a forma como os dados estão agrupados. O que era para ser transparente para todos, acaba não sendo.

Por esta razão, a Comissão de Economia do Setor Público do Conselho elaborou um modelo simplificado de exibição das receitas e despesas municipais que foi enviado junto com a carta aos partidos. O modelo busca mostrar os dados orçamentários de forma compreensível para a população. 

“O atual estágio tecnológico, educacional e administrativo em que nos encontramos já nos permite progredir mais. Nesta linha, reforçamos a necessidade de que seja criada uma peça mais inteligível ao grande público, que seja capaz de traduzir as receitas e as despesas de uma Prefeitura de forma descomplicada. Esta é a motivação da campanha do Corecon-SP: democratizar os dados das Prefeituras e, a partir deste modelo mais simples e objetivo, demonstrar exatamente o que se ganha e o que se gasta, sem segredos e tecnicismos”, explica Guedes.

De acordo com o Economista, a transparência das informações públicas e a participação popular na construção dos Orçamentos Públicos tiveram avanços importantes nas últimas décadas, a partir de políticas como a Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência, o Orçamento Participativo, entre outras, mas que, neste momento, é possível e necessário dar um passo adiante.

Para ampliar a mobilização em todo o Estado de São Paulo, o Conselho conta com Delegados (representantes) nas mais diversas regiões que ajudam a divulgar a Campanha e seus propósitos junto às administrações locais e futuros candidatos, que também podem contatar o Conselho para a adesão espontânea.

Os Economistas interessados em ajudar também podem entrar em contato com a equipe de Comunicação do Corecon-SP para conhecer melhor a Campanha e interagir com os membros da Comissão de Economia do Setor Público.

“Ao participar dessa campanha, os Economistas terão um papel fundamental para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de sua cidade”, diz o coordenador da Campanha Odilon Guedes.

Fonte: Compliance Comunicação

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Além do Imposto: O impacto estratégico da Reforma Tributária na Saúde

Leia mais...