Recentemente foi divulgado o resultado da quinta edição do Brasil Beer Cup. Realizado pelo Science Hub, o encontro é considerado o maior concurso técnico internacional de cervejas da América Latina. O evento é realizado em Florianópolis, Santa Catarina, e celebra a produção de cervejas artesanais e tradicionais. Diversas marcas participaram da edição deste ano, que contou com um time formado por mais de 80 especialistas renomados brasileiros e estrangeiros.
As cervejarias foram avaliadas de forma criteriosa pelos jurados e premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. Um dos destaques dessa edição foi a cervejaria Ashby, de Amparo, São Paulo. No mercado desde 1993, a marca conseguiu esse ano conquistar duas medalhas no Brasil Beer Cup. A Ashby British Strong Ale foi contemplada com medalha de ouro na premiação.
Ela é uma cerveja tipicamente inglesa fiel às características da família Ale: encorpada, aromática e de cor acobreada. Possui notas de caramelo e amêndoas, com um toque frutado. No aroma, é possível sentir uma combinação de frutas secas e nozes. Para sentir os sabores e aromas mais complexos, o ideal é consumi-la em temperaturas um pouco mais elevadas, entre 8 e 12 ºC.
Outra cerveja que faz parte do portfólio da Ashby e que também foi premiada foi a Ashby Hops. Ela conquistou medalha de bronze. A Ashby Hops é uma American Pilsen, que passa pelo processo de dry hopping, que é a adição de lúpulos durante a fermentação da cerveja. Aromática, ela possui notas cítricas, além de ser uma cerveja leve. Na hora de harmonizar, ela combina com churrasco, peixe assado e petiscos.
“Além de ter ótimas cervejarias, o Brasil também se destaca quando o assunto é premiações de bebidas, tanto que o Brasil Beer Cup é um dos eventos mais aguardados no calendário cervejeiro, então é uma honra sermos contemplados com duas medalhas na edição deste ano”, afirma Scott Ashby, fundador da Ashby.
Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.
Fonte: Noticia Expressa