Entre os dias 22 e 24 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará da terceira edição do Seafood Show Latin America, o maior evento do setor de pescado da América Latina, que será realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. Durante a feira, o IP apresentará dois grandes projetos institucionais, além de destacar dois eventos de sucesso idealizados pela instituição.

O Seafood Show Latin America 2024 promete reunir grandes nomes da indústria do pescado e da gastronomia, além de produtores e compradores de diversos países. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão participar de exposições, painéis de discussão, apresentações de cases e palestras que abordarão tendências de consumo, sustentabilidade, tecnologias de produção e os desafios do setor no contexto atual.

A feira será um espaço para a promoção de networking e a troca de experiências entre os principais atores da cadeia produtiva do setor. Vale destacar que, só no ano passado, o evento recebeu 3.300 visitantes, com a participação de 24 estados brasileiros e 16 países, além de visitantes internacionais e 100 marcas expositoras.

IP levará para a feira cases de sucesso

Na terceira edição da feira, o Instituto de Pesca exibirá em seu estande dois projetos importantes. O primeiro é o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, cuja missão é promover e aumentar o consumo de pescado, incluindo produtos de aquicultura fortificados nutricionalmente, como uma alternativa mais saudável na luta contra a obesidade, doenças coronárias e outros problemas de saúde relevantes no estado de São Paulo e no Brasil. O outro projeto é o Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Sanidade em Piscicultura, que visa à melhoria da sanidade na piscicultura para a obtenção de uma produção de tilápia (Oreochromis ssp) com qualidade, tanto para o produtor quanto para o consumidor.

Além disso, o Instituto de Pesca levará para a feira os eventos Agrifutura Pescado e Tem Peixe na Vila. O Agrifutura Pescado tem como objetivo fomentar a inovação na cadeia do pescado, promovendo networking, negócios, pensamento inovador e consumo responsável. Por sua vez, a Tem Peixe na Vila é uma festa anual que visa incentivar o consumo, promover e fortalecer todos que trabalham com pescado, além de conscientizar as pessoas sobre a cadeia produtiva e as pesquisas realizadas pelo IP.

É importante ressaltar que a última edição da Festa Tem Peixe na Vila, realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, na sede do Instituto de Pesca, localizada na Vila Mariana, foi um sucesso de público. O evento atraiu cerca de 4 mil visitantes e proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer todo o universo do pescado, abrangendo as pesquisas realizadas pelo Instituto.

De acordo com Cristiane Neiva, diretora-geral do IP, "a participação no evento propiciará ao IP fortalecer as parcerias com o setor produtivo, de forma a atualizar as demandas emergentes por pesquisas estratégicas, que busquem no instituto soluções e inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do pescado".

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Fonte: Instituto de Pesca / Núcleo de Comunicação Científica

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...