No Carnaval, a menor preocupação é se alimentar de forma saudável. O importante é não perder tempo e se jogar na folia. E é aí que estão os riscos para saúde: comer pouco, e mal, e beber álcool, muitas vezes além da conta. E este ano, além da tradicional ressaca e desgaste físico, as ondas de calor podem acelerar os danos ao organismo.

"Para aproveitar a folia, é preciso ter energia e cuidados essenciais como dormir pelo menos algumas horas, para ajudar na reparação do corpo; manter uma alimentação equilibrada; hidratar-se adequadamente e consumir bebidas alcoólicas com moderação. Se a ressaca chegar, a melhor estratégia é ingerir bastante líquido, optar por uma alimentação leve e, se necessário, recorrer a medicamentos para aliviar os sintomas", recomenda o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, Médico Nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (USA), Presidente da ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia e docente da pós-graduação CNNUTRO. Confira outras dicas do especialista.

O que comer antes e durante a folia?

Para dar Energia aposte nos carboidratos

Batata-doce – Fornece energia gradual, evitando picos e quedas bruscas de glicose. É rica em fibras, o que prolonga a saciedade o manganês auxilia no metabolismo energético.  Em chips assados é um lanche prático.

Tapioca – Um ponto positivo é ser um alimento de fácil digestão. Assim se ganha energia, com rapidez e não se sobrecarrega o estômago.

Banana – Fonte de energia rápida, rica em potássio, essencial para a função muscular, prevenir as incômodas cãibras e acelerar a recuperação depois da folia.

Açaí – Sem exageros. Se consumido sem açúcar, é ainda melhor, pois é um alimento calórico. Os carboidratos, antioxidantes e gorduras boas garantem energia por mais tempo e combatem os radicais livres, gerados pelo esforço físico.

Para Proteção Muscular prefira gorduras boas

Oleaginosas – As castanhas, nozes e amêndoas são ótimas opções para driblar a fome. Ricas em gorduras boas, como ômega-3, que atuam na produção de energia, e o que é melhor, de forma lenta. Já o magnésio é aliado na contração muscular e diminuição da fadiga.

Abacate – Fonte de gorduras boas que fornecem energia de forma constante e contribuem para a saúde cardiovascular. O potássio atua na prevenção de cãibras e equilíbrio eletrolítico. Consuma em vitaminas ou creme, num sanduíche.

Leguminosas – O amendoim é uma alternativa, também na forma de paçoca, como fonte de energia rápida e sustentável, pois contém carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis.

Para ganhar saciedade a opção são as proteínas

Ovo – Como proteína contribui para a regeneração muscular e aumenta a saciedade. Já a colina age na função cerebral e pode ajudar a manter o foco e aquela disposição.

Laticínio – Aumentar a saciedade e evitar quedas de glicose.

Frango desfiado – Fonte magra de proteína de alto valor biológico, ajuda na manutenção da massa muscular e na recuperação após o esforço físico. Ideal em sanduíches, tapiocas ou acompanhado de vegetais num lanche nutritivo e leve, antes ou durante a folia.

Para ter mais Fôlego escolha o açúcar certo

Mel – Energético natural, com sua glicose e frutose absorvidas rapidamente, o que dá impulso imediato de energia. Os antioxidantes combatem o estresse oxidativo causado pelo esforço físico intenso. Nas versões sachê e blister estão prontos para consumo.

Tâmaras – Proporcionam energia e mais disposição. As fibras evitam picos de glicose e garantem fôlego por mais tempo e o potássio e antioxidantes estimulam a recuperação muscular e combate ao estresse oxidativo. Práticas de carregar e uma opção açúcar processado.

O que beber para manter o corpo hidratado?

Água natural – Sem hidratação os riscos para o organismo podem ser sérios, em especial em dias de altas temperaturas. Durante a folia há uma maior perda de líquidos pelo suor e a desidratação, devido ao alto consumo de bebidas alcoólicas.

Água de coco – Naturalmente isotônica. Contém potássio, sódio, magnésio e cálcio, minerais essenciais para repor os eletrólitos perdidos com a transpiração. Auxilia para manter o equilíbrio hídrico e prevenir cãibras. Em sua forma natural, possui baixo teor de açúcares.

Bebidas isotônicas – Servem para repor a água, minerais, carboidratos e outros nutrientes que se perdem com atividades físicas mais intensas, principalmente com a transpiração. Mas o consumo não deve controlado, pois pode causar desequilíbrios no organismo. 

Frutas ricas em água – As cítricas, como laranja, limão, acerola, tangerina são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e eletrólitos, essenciais para manter a hidratação. Já as vermelhas são fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios benéficos para neutralizar os radicais livres produzidos pelo metabolismo do álcool. O suco de melancia, com hortelã, tem um efeito revigorante.

Chá gelado natural – Feito com ervas e sem açúcar é uma alternativa refrescante. O de hibisco e o chá-verde para recuperação muscular e na neutralização dos radicais livres e a camomila pode auxiliar na digestão e efeito calmante pós-folia.

Como consumir bebidas alcoólicas com menos riscos?

Evite excessos – O consumo exagerado pode levar à desidratação severa e ressaca intensa.

Intercale com água – Beber água antes e durante a folia ajuda a manter o equilíbrio hídrico do organismo e diluir a concentração de álcool no sangue.

Nunca beba de estômago vazio – Comer antes de ingerir bebidas alcoólicas reduz a velocidade de absorção do álcool pelo organismo.

Atenção aos coquetéis – Evite os que misturam diferentes tipos de bebidas, pois podem intensificar os efeitos negativos do álcool e aumentar a ressaca. Fuja das bebidas muito açucaradas, pois o açúcar aumenta a fermentação intestinal e o desconforto.

Fonte: Abran

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...