O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) traz uma novidade que promete facilitar a atuação dos profissionais. Agora, engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores de todo o Brasil podem obter a permissão automatizada para trabalhar em território paulista com o Registro Único, iniciativa do Sistema Confea/Crea e Mútua que unifica o cadastro profissional nacional. O projeto já havia sido implementado em Goiás.

"O que permite que profissionais de outros estados atuem aqui é o visto. Até o dia 27 de fevereiro, quando a solicitação era feita, levava de 5 a 10 dias para que a emissão do visto fosse concluída. Com a implantação do Registro Único no Crea-SP, o serviço passa a ser realizado em minutos", explica o superintendente de Tecnologia e Inovação da autarquia, Marcelo Pessoa.

Para que o procedimento ocorra com total eficiência, o registro deve estar ativo e regular, e os dados cadastrais informados ao Sistema precisam estar atualizados. "O nosso compromisso é com os profissionais. Entendemos que, dessa forma, ao facilitar o exercício legal das profissões, contribuímos diretamente para a formalização do mercado, criando oportunidades justas de atuação", afirma a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.

Depois de registrado no Conselho paulista, o profissional pode emitir Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e ter acesso aos demais serviços e benefícios que a autarquia oferece, como acesso à plataforma Crea-SP Capacita, ao Clube de Vantagens, ao Banco de Talentos e mais. "Se, por algum motivo, o profissional encontrar uma dificuldade por não cumprir essas condições, o visto dele passará pelo procedimento convencional, ficando sujeito à análise convencional antes de ser autorizado", esclarece Pessoa.

Sobre o Crea-SP - Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

Fonte: CDI.COM

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Fuja das praias lotadas e curta o Carnaval no sossego de Santo Antônio do Pinhal

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...