Considerada a competição de cerveja mais importante da Europa, o European Beer Challenge divulgou recentemente o resultado do concurso deste ano. O evento que acontece todo ano em Londres reúne cervejarias de todos os países. O objetivo do European Beer Challenge é selecionar as melhores cervejas produzidas ao redor do mundo. A competição é feita através de uma degustação às cegas com uma equipe de jurados que inclui os principais compradores de cerveja da Europa.

Eles avaliam a aparência, o sabor e o aroma das cervejas. Feito isso, as marcas que conquistarem as melhores notas são contempladas com quatro tipos de medalhas: Double Gold Medal (Ouro Duplo), que é o prêmio mais importante, Gold Medal (Medalha de Ouro), Silver Medal (Medalha de Prata) e Bronze Medal (Medalha de Bronze).

E pelo segundo ano consecutivo, a única cervejaria brasileira contemplada foi a Ashby. A empresa foi criada pelo físico americano Scott Ashby, em 1993, na região de Amparo, interior de São Paulo. A ideia era difundir no país as cervejas especiais, que ainda estavam engatinhando nesse período no Brasil. Além de ter sido a única cervejaria na lista de vencedores do European Beer Challenge 2025, esse ano, a Ashby conquistou ainda mais medalhas no comparativo com o ano passado.

Em 2024, ela conquistou quatro medalhas, e esse ano, foram sete medalhas, sendo três Ouro Duplo, o prêmio máximo da competição. Os rótulos da marca que foram contemplados com Ouro Duplo foram a Ashby American Pale Ale, a Ashby IPA Nirvana e a Ashby Pale Ale.

Mais encorpada e lupulada, a Ashby American Pale Ale tem um ponto de equilíbrio refinado. Feita com lúpulos cítricos e florais, ela é refrescante e com amargor médio. É uma cerveja Puro Malte que tem uma cor âmbar. No World Beer Awards 2022 foi eleita a melhor American Pale Ale do Brasil. Já a Ashby IPA Nirvana é uma expoente do estilo India Pale Ale que traz quatro lúpulos em sua receita e o processo de dry hopping, sendo amarga e aromática no ponto certo.

A Ashby Pale Ale foi a primeira do estilo a ser produzida no Brasil. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, cria uma cerveja com amargor leve e distinto, o que a torna muito versátil. A medalha de ouro foi conquistada com a Ashby Weiss, a famosa cerveja de trigo de coloração opaca, espuma cremosa e duradoura. Essa é a 16ª medalha que ela recebe em um concurso.

O bronze ficou com a Ashby British Strong Ale, uma cerveja de personalidade britânica, sabor intenso e com tradição das Ales inglesas, com quatro tipos de malte e lúpulos aromáticos.

Dois rótulos da cervejaria conquistaram medalha de Prata: a Ashby Pilsen Puro Malte e a Ashby Porter. Com 100% malte de cevada, lúpulos aromáticos e água, a Ashby Pilsen Puro Malte é uma cerveja leve, dourada, cristalina e refrescante. O malte de cevada traz um sabor levemente adocicado que é equilibrado com o amargor dos lúpulos alemães e o aroma dos lúpulos americanos.

A Ashby Porter é feita com maltes torrados que transferem a cor escura e o malte Pilsen que traz dulçor, com traços suaves de chocolate. “Ano passado foi uma grande surpresa termos sido a única cervejaria brasileira premiada em um concurso tão importante como o European Beer Challenge, e repetirmos esse feito quase dobrando o número de medalhas conquistadas do ano passado é algo que nos motiva sempre a acreditar no potencial das cervejarias do Brasil”, declara Scott Ashby, fundador da marca.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Fonte: Cervejaria Ashby 

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...