TÚNEL terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos

O Governo de São Paulo está apresentando o Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá durante missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega, com foco na atração de investimentos privados para obras estruturantes do estado. Um dos principais benefícios do empreendimento é a redução do tempo de travessia entre os dois municípios para até cinco minutos, por meio de uma ligação seca inédita no Brasil.

Atualmente, cerca de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres cruzam diariamente o canal entre Santos e Guarujá por balsas e embarcações de pequeno porte. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com três faixas por sentido, uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e passagem para pedestres.

A estrutura conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, e foi planejada para permitir a integração dos sistemas de transporte público e reduzir a emissão de poluentes, ao substituir parte dos deslocamentos hoje dependentes de modais aquaviários a combustão.

Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, o projeto será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos para construção, operação e manutenção. O leilão está marcado para 1º de agosto de 2025.

Fonte: Governo de SP

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...