TÚNEL terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos

O Governo de São Paulo está apresentando o Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá durante missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega, com foco na atração de investimentos privados para obras estruturantes do estado. Um dos principais benefícios do empreendimento é a redução do tempo de travessia entre os dois municípios para até cinco minutos, por meio de uma ligação seca inédita no Brasil.

Atualmente, cerca de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres cruzam diariamente o canal entre Santos e Guarujá por balsas e embarcações de pequeno porte. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com três faixas por sentido, uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e passagem para pedestres.

A estrutura conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, e foi planejada para permitir a integração dos sistemas de transporte público e reduzir a emissão de poluentes, ao substituir parte dos deslocamentos hoje dependentes de modais aquaviários a combustão.

Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, o projeto será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos para construção, operação e manutenção. O leilão está marcado para 1º de agosto de 2025.

Fonte: Governo de SP

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Fuja das praias lotadas e curta o Carnaval no sossego de Santo Antônio do Pinhal

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...