Com pouco tempo de conclave, o cardeal estadunidense, Robert Francis Prevost, foi escolhido como novo papa e a escolha do nome Leão XIV carrega significados que reforçam a tradição do valor desta escolha. Para o teólogo e professor de História da Estácio, Antonio Sérgio Giacomo, o nome adotado indica, ainda que simbolicamente, a direção que o novo pontífice pode imprimir à Igreja Católica.

"A escolha remete diretamente a Leão XIII, papa do final do século XIX conhecido por sua encíclica Rerum Novarum, um marco na reflexão da Igreja sobre as transformações sociais da época e o enfrentamento da exploração do mundo do trabalho", explica o Giacomo.

Segundo o especialista, outro ponto relevante é o fato de Leão XIV ser estadunidense, o primeiro da história, o que dá continuidade à sequência de papas não italianos, após pontificados de líderes da Polônia, Alemanha e Argentina. "Sua atuação como bispo no Peru e sua cidadania peruana torna a escolha ainda mais significativa, já que une a representatividade da América do Norte com uma forte ligação à América Latina", pontua.

Quanto aos próximos passos do novo pontificado, Giacomo destaca que é cedo para afirmar qual será a linha de atuação definitiva de Leão XIV, mas aponta para duas expectativas distintas. "De um lado, o mundo espera a continuidade do diálogo inter-religioso e um posicionamento firme diante de temas atuais. De outro, os católicos aguardam uma reafirmação dos pontos inegociáveis da fé". Entre essas duas frentes, o professor acredita que a eleição de Prevost e o contexto em que ela ocorreu sinalizam para uma postura mediadora. "Ele não figurava entre os considerados papáveis, nem assumia o papel de destaque midiático no cenário político do Vaticano, o que pode fazer dele um papa que busque conciliar ideias e superar conflitos internos. Seja sob a perspectiva dos católicos, seja do mundo em geral, um papa mediador é algo bastante relevante para o tempo em que vivemos", finaliza.

Sobre a Estácio

A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 700 mil alunos. Com mais de 54 anos de experiência acadêmica, a Instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil Polos de Educação a distância em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br.

Fonte: Approach Comunicação

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...