Instituído para conscientizar sobre os cuidados no trânsito, o movimento maio amarelo de 2025 trabalha a temática “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, buscando maior comprometimento entre motoristas e pedestres para diminuir o número de acidentes de trânsito. No ano de 2024, o anuário da Polícia Rodoviária Federal documentou 73.121 acidentes nas rodovias do Brasil, resultando em 84.489 feridos e 6.160 mortos. 
 
Os números equivalem a 16 mortes por dia, e servem de alerta para a população. Em Ribeirão Preto, foram registradas 80 mortes no trânsito até novembro do ano passado. O médico emergencista e coordenador do pronto-atendimento do Hospital São Lucas, Dr. Tiago Soares Lamenha Gomes (CRM:134704), comenta que, somente no hospital, foram em torno de 100 a 150 casos decorrentes de acidentes de trânsito no período de 2024. 

As ocorrências mais comuns envolvem politraumas, traumatismos cranioencefálicos (TCE), fraturas expostas, traumas torácicos e abdominais. As sequelas mais frequentes incluem amputações, déficits neurológicos permanentes, limitações motoras e dor crônica. 

“Esse número evidencia que a violência no trânsito ainda é uma das maiores causas de morte evitável no Brasil. Cada vida perdida representa um drama humano e social que poderia ser evitado com maior responsabilidade no trânsito”, comenta.  

Entre casos de maior gravidade, estão traumatismos cranianos com incapacidade permanente, lesões medulares com paralisias e amputações. Condições que, segundo o médico, impactam profundamente a qualidade de vida e podem demandar reabilitação prolongada e adaptações permanentes.   

“Caso você esteja envolvido ou presencie um acidente, mantenha a calma e acione imediatamente o serviço de resgate. Não se deve movimentar as vítimas, a menos que haja risco iminente, como incêndio. Se você for testemunha, sinalize o local para evitar novos acidentes e aguarde a chegada da equipe de resgate, transmitindo as informações necessárias. De modo geral, é importante respeitar os limites de velocidade, jamais dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar sempre o cinto de segurança, não utilizar o celular ao volante e ter atenção redobrada aos pedestres e motociclistas. A consciência coletiva é a base para um trânsito mais seguro”, conclui o emergencista.  

Sobre o Grupo São Lucas - O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.      

Fonte: Outras Palavras Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...