Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Campinas e São José do Rio Preto, cidades no interior do Estado de São Paulo, agora contam com um reforço na rede de proteção. Depois da implementação da iniciativa na Capital, a parceria entre a Secretaria de Políticas para a Mulher, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e o aplicativo de mobilidade 99 chega a Campinas e São José do Rio Preto, oferecendo transporte gratuito e seguro para unidades de suporte, como as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e o Instituto Médico-Legal (IML), entre outros serviços da rede assistencial. Em Campinas, a Cabine Lilás foi inaugurada dia 28 de maio e, ao todo, 38 municípios da região serão contemplados com o projeto.

O acesso ao benefício é feito por meio da Cabine Lilás da Polícia Militar. Após o primeiro contato com a PM via 190, as policiais femininas da Cabine Lilás podem acionar o transporte gratuito via 99 para a vítima, garantindo o deslocamento seguro até os serviços de apoio. Em casos de emergência, o atendimento direto pelas equipes da Polícia Militar permanece inalterado.

"A 99 reafirma seu compromisso com a segurança das mulheres através de parcerias e ações concretas, como o apoio à Cabine Lilás, ampliando o acesso à mobilidade para quem precisa", destaca Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99. "No primeiro semestre de 2024, registramos uma redução de 32,5% nos incidentes de assédio contra passageiras por milhão de viagens, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que demonstra a eficácia de nossas iniciativas", completa.

"A expansão do serviço para o interior do estado significa mais segurança às mulheres, que contam com uma rede cada vez maior de proteção e apoio. Continuamos concentrando nossos esforços para combater os casos de violência contra a mulher e para que os autores sejam devidamente punidos", diz o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Como Funciona

Ao contatar a Polícia Militar pelo 190, a mulher em situação de violência doméstica ou familiar é direcionada para a Cabine Lilás, onde recebe atendimento especializado e humanizado por policiais femininas. Após a avaliação da situação, e não havendo emergência, a policial poderá solicitar o transporte gratuito via 99, utilizando um voucher disponibilizado pela parceria. O veículo levará a vítima até a delegacia, IML ou outro serviço da rede assistencial. As policiais da Cabine Lilás monitoram o deslocamento em tempo real, e, se necessário, uma viatura policial é destacada para acompanhar a ocorrência e garantir que essa mulher se sinta amparada.

Sobre a Cabine Lilás

Lançada em março de 2024, a Cabine Lilás é composta por policiais femininas e já ajudou mais de 7 mil mulheres com atendimentos e orientações sobre como obter medida protetiva, direitos como auxílio-aluguel, redes de abrigo e outros. Nesse período, 120 suspeitos foram conduzidos à delegacia por violência doméstica na capital paulista e região metropolitana. Do total, 35 permaneceram presos. Neste ano, o serviço começou a ser expandido para o interior de São Paulo. A primeira região a receber o programa foi São José do Rio Preto e agora também está em Campinas. Policiais treinadas operam a Cabine Lilás para atender e orientar as mulheres vítimas de violência. Até o final do ano, todas as regiões do estado vão contar com o serviço.

SP Por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br

Fonte: 99/Máquina. 

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...