A Protendit, pioneira no Brasil em soluções pré-fabricadas de concreto, participa de um dos maiores empreendimentos industriais da história recente do País, o Projeto Sucuriú, da Arauco, que marca a entrada da empresa no mercado brasileiro de celulose. A nova unidade está sendo construída em Inocência, no Mato Grosso do Sul, e terá capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, tornando-se a maior fábrica de celulose construída em única etapa no mundo.

 Com investimentos de US$ 4,6 bilhões, a fábrica deve começar a operar até o final de 2027. Serão utilizados aproximadamente 10 mil m³ de concreto no processo para construção de prédios entre as linhas de secagem, caustificação e fibras, quantidade capaz de preencher cerca de 980 caminhões betoneira (de 10 m³ cada).

 O CEO da Protendit, Ricardo Panhan, afirma que a obra é um marco histórico na engenharia nacional. "Estamos orgulhosos em participar de um projeto tão relevante, com soluções inovadoras, eficiência industrial e grandioso impacto na economia da região. O pré-fabricado tem papel fundamental em obras de grande escala como esta, oferecendo precisão e sustentabilidade", destaca Panhan.

 Inovação e logística
 No Projeto Sucuriú, serão utilizadas soluções como concreto autoadensável (CAA), que torna a execução mais eficiente e segura, como um tipo especial de concreto que se espalha e se ajusta ao molde sem a necessidade de vibração, garantindo maior precisão e qualidade. Além disso, a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Protendit está criando peças sob medida para atender às particularidades do projeto, o que vai facilitar a montagem e reduzir o tempo da obra.

 A entrega de uma quantidade tão grande de estruturas envolve a elaboração de plano logístico detalhado e robusto, com o transporte das peças especiais sendo feito em carretas adaptadas saindo das três unidades da Protendit, em Potirendaba, São José do Rio Preto e São Paulo (SP), até o canteiro de obras na cidade de Inocência (MS). Toda operação será coordenada com rotogramas e tecnologias que garantem eficiência, segurança e sustentabilidade.

 Mais de 14 mil empregos
 Durante o pico da construção, a cidade de Inocência, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, com cerca de 8 mil habitantes, deve receber mais de 14 mil trabalhadores. A Protendit mobilizará diretamente cerca de 400 colaboradores, impactando positivamente mais de 2 mil pessoas, considerando toda a cadeia envolvida.

 Sobre a Protendit
Há quase sete décadas, a Protendit é pioneira no Brasil no segmento de pré-fabricados de concreto. São mais de 15.000 obras concluídas em todo o território nacional. Com três unidades localizadas estrategicamente em São Paulo, São José do Rio Preto e Potirendaba e capacidade de produção de 150.000 m³ de concreto por ano, a empresa oferece soluções customizadas e de alta qualidade para grandes empresas nos setores da construção civil, logística e indústria.
Reconhecida por sua inovação, a Protendit integra tecnologias avançadas que reduzem desperdícios e melhoram a eficiência no canteiro de obras. Seu compromisso com a qualidade é comprovado pela certificação ISO 9001 e o Prêmio ABCIC de Qualidade e Sustentabilidade.
Com um portfólio que inclui estruturas versáteis e duráveis, a Protendit se destaca por sua capacidade de entregar soluções que reduzem prazos de obra, impulsionando o sucesso de seus clientes em diversos segmentos.

Fonte:  Comunic Comunicação Estratégica

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...