A Wines of São Paulo (WSP), entidade que reúne 11 vinícolas paulistas de referência, manifesta sua profunda preocupação diante das recentes denúncias sobre a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas e contrabandeadas no país. Estimativas alarmantes apontam que até 36% das bebidas em circulação podem estar comprometidas, configurando não apenas um ataque à indústria nacional e à arrecadação tributária, mas, sobretudo, um grave risco à saúde pública.
A adulteração e o contrabando comprometem a confiança do consumidor, prejudicam empresas sérias, reduzem a competitividade da produção formal e colocam em risco a vida de milhares de pessoas. Esse cenário ameaça também a reputação da cadeia produtiva de São Paulo, reconhecida pela qualidade, autenticidade e rastreabilidade de seus produtos.
Diante desse desafio, a Wines of São Paulo reafirma seu compromisso em apoiar os produtores locais e em trabalhar lado a lado com as autoridades competentes para fortalecer a fiscalização, combater práticas ilegais e proteger o consumidor. A WSP conclama a união de produtores, órgãos públicos e sociedade civil para enfrentar esse grave problema que ameaça a todos.
Reforçamos ainda a importância de que o público adquira bebidas apenas de fontes seguras e confiáveis. Somente assim será possível preservar a segurança do consumidor, a credibilidade do vinho paulista e o desenvolvimento sustentável de todo o setor vitivinícola brasileiro.
Fonte: Outras Palavras
![]() |