Segundo a consultoria Euromonitor, o mercado de cerveja no Brasil deve alcançar 14,9 bilhões de litros em 2025, com crescimento moderado de 1% em relação ao ano anterior. No entanto, o segmento que mais se destaca é o de cervejas sem ou com baixo teor alcoólico, que apresenta expansão acelerada. Essa mudança no perfil do consumidor — que busca mais variedade, equilíbrio e qualidade — tem impulsionado investimentos em inovação tecnológica, sobretudo entre as microcervejarias.

Para o diretor da Hercules Energia em Movimento, Drauzio Menezes, esse movimento do mercado exige equipamentos que aliem eficiência e qualidade. “Motores para esse segmento devem ser projetados para assegurar estabilidade e precisão no funcionamento das bombas, fatores essenciais para a qualidade final da cerveja. Desde a escolha dos materiais ao desempenho térmico, tudo precisa ser pensado para atender às exigências do consumidor”, explica.
 

Segundo o diretor, a adoção de bombas de transferência de líquidos acopladas a motores elétricos tem sido fundamental para os produtores artesanais. Esses equipamentos permitem transportar o líquido com segurança entre as etapas de produção — da brassagem à fermentação — preservando as características sensoriais e evitando contaminações, tanto nas cervejas tradicionais quanto nas versões sem álcool.

Produzidos com ponta de eixo em inox e carcaça de alumínio, os motores apresentam resistência à corrosão, leveza no manuseio e boa dissipação de calor, características importantes para o ambiente úmido e quente das cervejarias. Menezes ressalta que esses atributos também contribuem para reduzir falhas e aumentar a durabilidade dos sistemas.“O movimento é claro: o brasileiro quer variedade e qualidade, seja em uma IPA encorpada ou em uma lager sem álcool para o almoço de terça-feira. Para acompanhar essa demanda, o pequeno produtor precisa investir em tecnologia”, reforça.

Para Menezes, a tecnologia é um componente essencial para que os produtores artesanais mantenham a autenticidade e a qualidade do produto, em um mercado que segue em constante transformação. “Garantir a eficiência dos processos sem interferir no sabor é um desafio que exige soluções técnicas adequadas e é isso que buscamos oferecer”, conclui.

Sobre a Hercules Energia em Movimento

A Hercules Energia em Movimento, que é uma junção da Hercules Motores Elétricos com a Thor Condutores Elétricos, transforma desafios em energia para criar soluções inovadoras no mercado de motores elétricos e componentes relacionados desde 2005. Com um portfólio ampliado, a companhia, com sede em Timbó (SC), não se limita mais apenas aos motores elétricos, mas também oferece condutores elétricos customizados, inversores de frequência e motorredutores, atendendo a vários setores através das vertentes: Hercules Motores Elétricos, Hercules Condutores Elétricos, Hercules Inversores de Frequência e Hercules Motorredutores.

A evolução constante é o motor que impulsiona a Hercules, buscando sempre inovação, eficiência e competitividade para seus clientes. Com fabricação 100% nacional e compromisso com a qualidade e o atendimento personalizado, a empresa entrega soluções que priorizam a economia, rentabilidade e o desenvolvimento conjunto dos negócios. Ao reforçar a sua presença no mercado e otimizar processos internos, a Hercules segue seu movimento, transformando o futuro com a força da evolução.

Para conhecer mais, acesse o site e também assista ao vídeo.

Fonte: Estilo Press

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...