Heloísa de Castro deposita seu voto durante a sessão plenária que oficializou sua eleição para a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, para a gestão 2026-2027 (Foto: Divulgação)

A contadora Heloísa de Castro foi eleita presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) para a gestão 2026-2027. Ela assume o comando do maior Conselho de Contabilidade do país em um cenário de profundas mudanças no setor, impulsionadas pela Reforma Tributária do consumo e pela ampliação do uso de tecnologias baseadas em automação e Inteligência Artificial.

Em seu discurso de posse, a nova presidente reafirmou o compromisso da nova gestão com a profissão contábil, os profissionais e a sociedade. "É um compromisso que nos levará a realizar muito mais pela profissão", destacou. Segundo ela, a Contabilidade brasileira atravessa um momento de reconfiguração, impulsionado pela Reforma Tributária do consumo, que começa a vigorar neste ano, e pela expansão do uso de tecnologias baseadas em automação e Inteligência Artificial. Nesse contexto, o papel do contador tende a se tornar cada vez mais consultivo e estratégico, com foco em resultados e não apenas em conformidade fiscal. Ao concluir, afirmou ter plena confiança no trabalho a ser desenvolvido ao longo do mandato. "Tenho a certeza de que, nos próximos dois anos, conduziremos este Conselho com trabalho, resiliência, lealdade, respeito e consideração por todos. Junto com os profissionais, o Conselho será a voz da Contabilidade."

Além da presidente eleita, também passam a integrar o Conselho Diretor do CRCSP Flávia Augusto, vice-presidente de Gestão e Controladoria; Wander Pinto, vice-presidente de Integridade, Ética e Disciplina; Renato Prone Teixeira da Silva, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Roberson de Medeiros, vice-presidente de Registro.

A eleição ocorreu após a posse de dois terços dos conselheiros efetivos e suplentes que passam a integrar o Plenário do CRCSP, eleitos em 13 de novembro de 2025 para o mandato de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029. A Chapa Heloísa de Castro, única inscrita no processo eleitoral, foi aprovada com 30 votos favoráveis, dois votos em branco e um voto nulo, oficializando a composição do Conselho Diretor e das Câmaras da entidade para o biênio 2026-2027.

Ao todo, foram empossados 24 conselheiros efetivos para o mandato 2026-2029, além de conselheiros suplentes e suplentes com mandato complementar.

Perfil profissional 

A contadora Heloísa de Castro possui trajetória consolidada na área contábil, com forte atuação em gestão, regulação e desenvolvimento institucional. Integra o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo desde 2018 e, no biênio 2024-2025, exerceu a vice-presidência de Administração e Finanças, sendo responsável pela gestão administrativa e financeira da entidade, com orçamento anual superior a R$ 110 milhões.

Também coordenou a Câmara de Registro do CRCSP e é vogal titular da Junta Comercial do Estado de São Paulo, com mandato de 2023 a 2027.

No setor privado, é sócia-diretora dos grupos Plancon Contabilidade e Plangest, com atuação em consultoria, planejamento tributário e gestão financeira. É formada em Ciências Contábeis e Administração de Empresas PUC-SP, com imersão em Empreendedorismo e Inovação na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque.

Fonte: ConteúdoInk

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...