Os últimos três meses foram incrivelmente quentes e recorde para a Mãe Terra. Agosto de 2020 não foi apenas o segundo agosto mais quente já registrado, mas o Hemisfério Norte teve seu verão mais quente, e o globo como um todo teve sua terceira temporada de três meses mais quente também.
 
Aqui estão os destaques do último relatório climático global mensal da NOAA:
 
Clima pelos números
 
Agosto de 2020

De acordo com cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA, a temperatura média global da superfície terrestre e oceânica em agosto foi 0,94 ° C acima da média do século 20 de 15,6 ° C, tornando-o o segundo agosto mais quente em 141 anos recorde, atrás de agosto de 2016.
 
O Hemisfério Norte teve seu agosto mais quente já registrado, com uma variação de temperatura da média de 1,19 ° C, superando o recorde anterior estabelecido em agosto de 2016.
 
Globalmente, os dez agosto mais quentes ocorreram desde 1998 - com os cinco mais quentes ocorrendo desde 2015.
 
Do início do ano até agora e o verão meteorológico
 
A temporada de 3 meses, de junho a agosto de 2020, foi o verão meteorológico mais quente já registrado no Hemisfério Norte, ultrapassando 2019 e 2016, que anteriormente estavam empatados como os mais quentes.
 
Este período, que também marca o inverno do hemisfério sul, foi o terceiro mais quente da Terra no recorde de 141 anos a 0,92 ° C acima da média do século 20.
 
Globalmente, o acumulado no ano (janeiro a agosto) foi classificado como o segundo mais quente registrado, 1,03 ° C acima da média do século 20 de 14,0 ° C - logo atrás do recorde estabelecido em 2016. O acumulado do ano do hemisfério norte empatou com 2016 como o mais quente desde que os registros globais começaram em 1880.
 
De acordo com uma análise estatística feita por cientistas do NCEI, é muito provável que 2020 esteja entre os cinco anos mais quentes já registrados.
 
Estatísticas e fatos climáticos mais notáveis

O gelo do mar Ártico continuou diminuindo: A extensão média do gelo do mar Ártico (cobertura) em agosto foi a terceira menor já registrada, 29,4% abaixo da média de 1981-2010, de acordo com a análise do link externo do National Snow and Ice Data Center. A extensão do gelo marinho da Antártica estava próxima do normal e teve sua maior cobertura desde 2016.

Alguns continentes assaram: a América do Norte como um todo teve seu agosto mais quente já registrado (a região do Caribe teve o terceiro mais quente), batendo o recorde anterior estabelecido em 2011 em 0,13 °C. Em outros lugares, a Europa teve seu terceiro agosto mais quente, e a América do Sul e a Oceania tiveram seu quarto agosto mais quente.

2020 foi uma verdadeira caldeira de um ano, até agora: Europa, Ásia e região do Caribe tiveram seu período mais quente de janeiro a agosto. A temperatura média acumulada no ano da América do Sul foi classificada como a 2ª mais alta já registrada.
FONTE: Texto traduzido da página da National Oceanic and Atmospheric Administration por João Basso
 
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
 
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
 
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Climatempo
 

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...